x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 13.470

Abono salarial (PIS) com saldo negativo na CTPS digiital

EDVALDO SANTANA

Edvaldo Santana

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 5 outubro 2022 | 12:20

Bom dia pessoal

Uma empregada me mostrou a seguinte situação: ela abriu o aplicativo carteira de trabalho digital dela e tomou um susto quando viu um saldo negativo de R$ -101,00. Ela me perguntou o que poderia ser mas eu não soube respondê-la, alguém ja passou por essa situação que possa me ajudar?
Se ela tem que pagar algum valor para o governo e porque.

Desde já agradeço

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Materiais
há 1 ano Quarta-Feira | 26 outubro 2022 | 11:48

Prezados, Bom dia
Estou com esse mesmo problema no meu abono salarial do ano de 2019, Saldo negativo de R$ - 1111,00
e já procurei respostas em todos os lugares responsáveis da minha cidade (ministério do trabalho, caixa, pat trabalhador) e nada .
Alguém conseguiu alguma resposta ou solução pra isso?

Erikah

Erikah

Iniciante DIVISÃO 1, Operador(a) Caixa
há 1 ano Quarta-Feira | 26 outubro 2022 | 19:54

Comigo também está assim. Tá 4/12 do salário mínimo -404,00, consta que trabalhei abril, maio m, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019. Porém trabalhei o ano inteiro e já recebi meu pis de 2019 por completo. Porém como peguei 1 salário por completo ali tá dando a diferença dos 4 meses q eles dizem que eu nao trabalhei. Enfim eu tenho provas que trabalhei então tô tranquila quanto a isso caso queiram me cobrar esses 4 meses. 

Meire Aparecida da silva

Meire Aparecida da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 26 outubro 2022 | 20:18

Boa Noite

Achei interessante essas dúvidas e resolvi procurar sobre o assunto e existe uma legislação de 2015 conforme abaixo e creio ser por esse motivo que esta constando PIS negativo na CTPS digital, conforme a colega Erikah explicou sobre a situação dela.

Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Atenciosamente

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Materiais
há 1 ano Quarta-Feira | 26 outubro 2022 | 22:44

Boa noiteMeire Aparecida
Poderia me explicar melhor sobre essa questão?
Porque no caso da Érica ela recebeu o PIS em 2019
Mas no meu caso eu nunca recebi nada. E só conta o valor negativado no PIS em 2019. Mas nunca fiz nenhum saque. Porque será que o meu está -1111,00 em vermelho no carteira digital? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.