x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.329

Francisco Evaldo

Francisco Evaldo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 outubro 2022 | 14:58

Boa tarde a todos!

Aproveitando o tema (FGTS) como proceder na seguinte situação:

Colaborador desligado em 31/08/2022 ;

Em 09/09/2022 é depositada  em atraso a competencia 04/2022;
Em 23/09/2022 saca os depósitos efetuados  até entao
. Nesta data ainda não havia sido depositada a MULTA  nem o do mes da rescisao(VIA GRRF) e constavam em aberto as competencias  JAN/22 e FEV/22.

Em 28/09/2022 é feito o recolhimento da MULTA e o FGTS do mes da rescisao.(Esses valores  aparecem no historico em consulta ao extrato da conta que sofreu o saque no dia 23/09/2022)

Considerando que o saldo da conta está zerado, como faço pra depositar as competencias citadas(JAN e FEV). 
     - Procedimento normal via SEFIP(em atraso)
     - Terei que elaborar grrf sobre deositos citado (já recolhi os 40% na GRRF do dia 28/09)

Agradeço antecipadamente a todos

A. P.

A. P.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 17:37

Boa tarde Francisco

Ao meu ver, você está correto na linha de raciocínio. Teria que recalcular as guias via SEFIP, efetuar o pagamento e gerar uma nova multa dos 40%.

Corrijam-me se estiver errada quanto a isso.

VICTOR BONINSEGNA BIANCARDI

Victor Boninsegna Biancardi

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 18 outubro 2022 | 09:20

Seria como a Aline disse. Como dica eu sempre oriento a conferir mês a mês porque este retrabalho é oneroso. Se tivesse ao menos calculado a multa considerando o saldo do extrato mais os recolhimentos não pagos, ja era meio caminho andado.

Recalcular SEFIP JAN e FEV, Gerar GRRF complementar. 

"O trabalho duro sempre supera o talento, quando o talento não trabalha duro."
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 18 outubro 2022 | 16:46

Para conferir se tem alguma competência em aberto de FGTS de um funcionário, eu solicito o Extrato Para Fins Rescisórios, ele já me apresenta se está Sem Ocorrências, ou seja, não está faltando nenhuma competência, ou já irá demonstrar qual a competência que está pendente. 
Aí só verifico se a competência que está pendente, quando for o caso, não seria de algum afastamento que ocorreu. 
Se realmente for uma pendência, já recalculo e mando para o cliente pagar. Só então gero a multa do FGTS. 

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.