x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 186

Como faço uma baixa trabalhista com data retroativa (Ex.12/2007)?

JENNIFER BARROS

Jennifer Barros

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 13 outubro 2022 | 16:59

Boa tarde, colegas contadores!

Tenho um cliente novo que buscou minha ajuda para encerrar a empresa. A empresa foi criada apenas para registrar o marido, que era autônomo, porém foi feito recolhimento de apenas 3 competências, e não recolheu nunca mais (FGTS e INSS) !

Entrei em contato com o eSocial, que me informou que seria possível essa baixa retroativa, mas que é somente pela SEFIP, já que a obrigatoriedade do eSocial iniciou a partir de 2019.

Hoje o marido está dando entrada em aposentadoria por invalidez, e o advogado instruiu a fazer a baixa desse contrato de trabalho dele.
Estou tentando fazer essa baixa retroativa, em dezembro de 2007. Enviei a SEFIP e coloquei o código "J - Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado", fiz o envio dessa SEFIP em 08/07/2022 e até o presente momento nada, ao acessar o MEU INSS dele, ainda consta contrato de trabalho ativo (sem data fim).

Tento contato com o Conectividade, mas eles só falam que eu devo consultar os manuais no site dowloads da Caixa (não acho nada informando sobre rescisão retroativa).

Mais alguém já esteve com cliente nessa situação e saberia me instruir como proceder? (Qualquer experiência ajuda).

Agradeço desde já.

JENNIFER BARROS

Jennifer Barros

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 13 outubro 2022 | 17:15

Olá Flávia. Não fiz a movimentação pelo Conectividade. Para lhe falar bem a verdade, foi outro contador que estava com o caso dessa empresa e desistiu! Vou estar fazendo sim este processo. Obg pelo seu retorno!


João e Cesar, obg também pelo retorno. Irei fazer o CAGED.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.