x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 256

AFASTAMENTO INSS

Francielen Oliveira

Francielen Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 14 outubro 2022 | 10:27

Bom dia a todos, pegamos uma empresa recentemente de outra contabilidade e a mesma está com uma funcionária afastada pelo INSS desde 2015. Agora recebemos essa mensagem da nossa cliente, alguém poderia me dar um auxílio?

"tenho uma funcionária que está afastada por doença a algum tempo,só que o INSS deu alta pra ela em setembro passado e ela entrou com recurso novamente,só que agora que saiu o resultado eles negando novamente o benefício; ontem ela me ligou e disse que eu tenho que pagar pelo menos 02 meses de INSS pra ela poder recorrer novamente,ela não tem condições de voltar a trabalhar."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sexta-Feira | 14 outubro 2022 | 11:02

A jurisprudência é majoritária, no sentido que o período em que o empregado não recebe auxílio beneficiário, o seu contrato não está suspenso e caberá ao empregador, a responsabilidade de remunerá-lo. Entretanto, não é unânime.
O ideal é que consulte um advogado especializado.

VICTOR BONINSEGNA BIANCARDI

Victor Boninsegna Biancardi

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 18 outubro 2022 | 09:49

É isso, perfeito da parte do João. Quando acontecer este caso, na data que expira o afastamento, mande e-mail e carta solicitando o retorno do funcionário. Se ele não tiver condições de trabalhar, terá que pedir uma contra-prova/ avaliação de medico particular e a partir dai , a grosso modo, o problema seria entre o colaborador e o INSS.  

"O trabalho duro sempre supera o talento, quando o talento não trabalha duro."
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 18 outubro 2022 | 16:42

Situação delicada. 
Acho injusto a empresa ter que arcar com uma discussão entre o INSS e o funcionário (minha opinião que de nada vale kkkk).
Poderia postar o que foi decidido para fins de conhecimento?

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.