x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 220

Cargos de Chefia, ganhando mesmo salario há anos, empresa quer dar verba por fora a um deles

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 10:49

Bom dia, 

Temos tres pessoas com cargo de chefia, e que na empresa recebem o mesmo salario. Um serve de parametro para os outros e sempre que  um deles solicita aumento de salario é alegado que não pode ser dado de forma isolada, teria de ser dado aos tres. E é negado. 

Ocorre que a empresa quer dar uma verba, por fora, a um deles, para não ter de beneficiar os outros, igualando os salarios. 

Poderemos ter problemas no futuro?  

VICTOR BONINSEGNA BIANCARDI

Victor Boninsegna Biancardi

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 11:03

Bom dia, Com toda certeza:
1- Pagamento "por fora" já há um risco natural por todas razoes que ja sabemos. Há um agravante que como disse, os outros gerentes são super interessados em qualquer variação salarial do colega ao lado, podendo solicitar judicialmente o valor pago ( mesmo que fora da folha) a titulo de igualdade salarial.
2- Ainda que não haja ciência dos outros gerentes. O próprio que receberá o aumento pode solicitar que o FGTS não recolhido , seja feito, oque viria com multa e correção, provavelmente.

Parto do pre-suposto que mesmo pagando por fora, haveria um recibo a ser assinado garantindo a segurança quanto ao pagamento ao empregado.

"O trabalho duro sempre supera o talento, quando o talento não trabalha duro."
Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 11:07

Oi Victor 
Obrigada pela resposta. 

Esqueci de complementar que o valor será dado através do uso do cartão combustivel. Os outros gerentes não tem o mesmo beneficio. 

VICTOR BONINSEGNA BIANCARDI

Victor Boninsegna Biancardi

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 17 outubro 2022 | 11:19

Bom, Qualquer manobra tem um risco. Mas dessa forma, diante da necessidade da empresa, acho razoável. Não sei quais os valores a serem praticados, mas cuidado para que não "salte aos olhos".

REEDIT
Observe que caso não queira que incida encargos e tributos, a ajuda de custo não poderá exceder 50% do salário do colaborador.

"O trabalho duro sempre supera o talento, quando o talento não trabalha duro."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.