x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 55.820

Pedido de demissão em período de experiência x seguro desemprego

Paulo Rafael Machado da Silva

Paulo Rafael Machado da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Porteiro(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2022 | 18:54

Fui demitido sem justa causa de uma empresa onde me foi fornecida as guias para entrada de seguro, porém não dei entrada e peguei um emprego agora no dia 4 de outubro, gostaria de saber, se eu pedir demissão consigo dar entrada no seguro pelas guias da outra empresa? Ou por ter pedido demissão perco essa possibilidade?
Desde já agradeço a atençao

Fabiano A. Domingos

Fabiano A. Domingos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 07:04

Se o período em que recebeu a demissão, ultrapassou 120 dias sem dar entrada no benefício, já expirou o prazo de solicitar o seguro. E assim que você arrumou outro emprego desde que registrado, já perdeu o direito do benefício do seguro-desemprego.

Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

há 2 anos Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 08:21

Bom dia! Você já perdeu direito ao seguro desemprego pelo fato de ter sido admitido em um novo emprego, para que volte a ter direito teria que ser demitido e dar entrada com as guias da empresa do último vínculo trabalhista, mas como do último vínculo foi um pedido de demissão não possui direito ao benefício. 

Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

há 2 anos Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 10:16

Bom dia Adelita, quando o contrato de experiência ou determinado é encerrado antecipadamente pelo empregador, se tiver período de trabalho anterior que dá pra somar, o funcionário tem direito ao Seguro Desemprego sim, pois se equipara a uma demissão sem justa causa. Agora se é término normal do contrato de trabalho por experiência ou prazo determinado, encerrando na data prevista, não gera direito ao Seguro Desemprego.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.