x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 397

SEGURO DESEMPREGO

Kassia

Kassia

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar
há 1 ano Terça-Feira | 25 outubro 2022 | 23:57

Olá, boa noite amigos!

Estou com a seguinte dúvida,

Um funcionário pediu demissão do seu último emprego (1 ano neste emprego), e no emprego atual ele será dispensado sem justa causa (10 meses neste emprego). Eu sei que podemos somar o tempo dos dois empregos, no entanto, no penultimo emprego, ele pediu demissão e no último ele será dispensado. É a primeira solicitação.

Nas regras para solicitar diz isto, pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação. Mas não fica tão claro quanto a situação.

Alguém poderia me ajudar e me confirmar se ele tem direito ou não a receber o seguro desemprego? 

Desde já agradeço. 

Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 26 outubro 2022 | 08:02

Olá, bom dia! Nesse caso se nos 18 meses imediatamente anteriores a data da rescisão por dispensa sem justa causa ele tiver trabalhado pelo menos 12 meses, pois é primeira solicitação de seguro desemprego, ele recebe o benefício sim, mesmo que no contrato de trabalho anterior ele tenha pedido demissão, o que vale é a modalidade de rescisão do último vínculo, essa empresa que o dispensou sem justa causa vai gerar o requerimento do seguro desemprego para que ele possa dar entrada no pedido pela Carteira de Trabalho Digital. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.