x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.810

Gestante com excesso de atestados médicos

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 07:31

Bom dia,

Primeiramente, você se atentou ao fato de que pode ser uma gravidez de risco? E por isso ela vem faltando tanto?!

Segundo, se a mesma apresentou atestados com mais de 15 dias, e em todos pelo que você colocou é do mesmo CID, é preciso fazer o afastamento pelo INSS.

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 15:50

Fabio, entendi. Nesse caso não há mesmo o que fazer, se causar uma rescisão será pior, por conta da estabilidade. Aconselho a você conversar com ela a respeito disso

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 16:16

Boa tarde a todos,

Primeiramente deve-se atentar que desde o 1º dia de afastamento a obrigatoriedade de pagamento do afastamento é do INSS e não do empregador, a regra pra esse caso é diferente de empregados por PJ ou PF equiparadas a PJ.

Por isso, aconselho que seja feito a marcação de uma perícia (pode ser feita pelo MEU INSS da empregada)  para que ela receba pelo INSS referente os dias que estiver de atestado.

Caso ela esteja fazendo corpo mole e procurando médicos para lhe dar atestados, pode ser que isso a faça repensar, uma vez que o INSS demorará a pagar pra ela por esses dias.

boa sorte,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 16:54

auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), é liberado a toda empregada doméstica que possui atestado médico, tendo direito a receber cada dia de afastamento pela Previdência Social, isentando o patrão doméstico dos custos salariais referentes ao período de ausência médica.
medida provisória 1.113  noticia de 05/05/2022

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.