x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 402

PIS E NIT divergência Caixa

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 28 outubro 2022 | 20:42

Boa noite aos colegas.

Registrei um empregado em 07/2020 com o numero do Pis  que o mesmo me passou fiz a qualificação cadastral e os dados estavam corretos.
Enviei para o E social e  envio a Sefip com este numero, porém o empregado resolveu ir na caixa para fazer o saque aniversário e  não conseguiu porque disseram que o numero cadastrado é o NIT e que esta errado tem que ser o numero do PIS e até mandaram a foto com cadastro dele no PIS no ano de 2015 e falaram para o  escritório fazer uma  RDT . Tentei fazer mais aparece a mensagem que não foi permitido que os dados cadastrais divergem do PIS. Liguei no 135 do iNSS  disserem que ele dois cadastros o NIT e o PIS mais o que vale é o NIT , porém a caixa não aceita. Se algum colega puder me auxiliar qual seria o mais correto para eu acertar esta situação agradeço muito. 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sábado | 29 outubro 2022 | 18:47

Tem que enviar o evento de retificação ao e-Social e fazer a RDT, ambos para o número correto do PIS. Acredito que se fizer um recolhimento do FGTS com a inscrição correta, conseguirá fazer a retificação via CS. (tivemos uma situação semelhante). Do contrário, a RDT deverá ser feita em papel, em qualquer agência da CEF.
Quanto ao INSS, o colaborador pode ter várias inscrições.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 31 outubro 2022 | 09:15

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Só complementando, a qualificação cadastral só cruza os dados com CPF com o PIS não.
Também achava que sim, mas tive muitos problemas. Agora peço para o funcionário que verifiquem em Aplicativos ou vão até a caixa antes de registrar. 

Para esse problema também vi em um grupo de DP no FB para  tentar alterar outro dado junto e depois retorna para o correto.
De uma pesquisada também no insta da Fran Menezes para ver bem certinho, não tive nenhum caso então não testei.

Ao que me parece isso não é problema com  o funcionário mas  sim erro do site da caixa, porque muita gente está está passando por isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.