x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 450

Somatório de atestados para afastamento junto ao INSS

Ingredy Samara Nascimento Soares

Ingredy Samara Nascimento Soares

Iniciante DIVISÃO 1 , Telefonista
há 2 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2022 | 16:38

Boa tarde. No prazo de 30 dias peguei 2 atestados. 1 de 2 (dois) dias Cid  F41 (Crise de ansiedade) e outros de 14 (quatorze) dias  Cid O039 (aborto espontâneo) a empresa pediu pra eu retornar ao médico e pedi menos dias ou serei encaminhada ao INSS. Isso é possível?

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2022 | 16:56

A soma de atestados é necessária quando o empregado apresenta diversos atestados médicos contínuos, ou descontínuos, da mesma doença, dentro de um prazo de 60 dias, não precisa ter o mesmo CID mas ser da mesma doença.

No seu caso ele teria que pagar os dois do primeiros dias do  atestado Cid  F41 (Crise de ansiedade) mais 13 do segundo atestado Cid O039 (aborto espontâneo), a princípio.

A partir do 16º dia  o empregador tem que avaliar se é da mesma doença ou não, na dúvida o empregador pede ajuda do Médico do Trabalho,  pelo que explicou não é da mesma doença então a empresa teria que lhe pagar também. E mesmo que fosse um dia, eu como empregadora abonaria, pois é só um dia.

E  o empregador não pode pedir para alterar seu atestado. O que pode ocorrer que acaso você se sentir apta pedir a liberação  do seu médico para voltar a trabalhar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade