x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 149

aposentadoria por idade

LARISSA ALVES AZEVEDO

Larissa Alves Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 16 novembro 2022 | 16:56

Boa tarde 

(Estou fazendo esta pergunta em nome do meu pai). Em janeiro deste ano estava faltando um 1 ano de contribuição para completar 15 anos e 1 ano  para completar 65 anos, a média prevista para aposentaria  segundo o site do INSS era de R$ 2.700,00 , hoje a média diminuiu para R$ 1.212,00 .  Alguém sabe me informar o por que disso?  As  minhas médias de contribuição sempre foram a cima, entre 3 e 4 salários  e faço aniversário em janeiro de 2023 .Tenho uma  média de contribuição de 4 salários e meio como contador autônomo, quando trabalhei para um grupo de empresas e as mesmas pagavam a contribuição sobre meus honorários , entrei com um processo que ja dura um ano e oito meses isso vai prejudicar meu pedido de aposentadoria ?  Aguardo o retorno. ATT Larissa Azevedo

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 17 novembro 2022 | 08:52

Bom dia.

Larissa, no próprio site do "meu INSS" tem como consultar as contribuições para o INSS, vale lembrar que para cálculo da média são consideradas as contribuições desde  07/1994, e para cálculo do valor do benefício desde 2019 é usado uma tabela progressiva pelo tempo de contribuição, no caso  do seu pai com 15 anos de contribuição o benefício será de 60% da média de contribuição.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.