x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 291

Verbas rescisórias e aviso prévio trabalhado

Larissa

Larissa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 18 novembro 2022 | 09:41

Bom dia, pessoal! Estou com dúvidas a respeito das minhas verbas rescisórias e aviso prévio trabalhado. 

Entrei na empresa dia 15.07.2022, com CLT assinada e tudo certinho. No dia 21.10.2022 (pouco mais de 3 meses de carteira assinada), fui avisada de que meu cargo havia sido encerrado na empresa, uma vez que o trabalho de pesquisa que eu estava realizando não seria mais utilizado pela empresa e eles encerrariam esse projeto. Meu chefe me informou que eu faria aviso prévio trabalhado, assim, eu assinei um termo que informava que meu aviso prévio seria do dia 22.10.2022 a 20.11.2022, sendo os 7 últimos dias de “folga”.

Tendo em vista minha demissão sem justa causa, nos termos acima mencionados, a empresa depositou todo o FGTS atrasado (já que não haviam depositado desde que entrei lá), exceto o do mês de novembro, obviamente. Minha primeira dúvida é: o FGTS referente a novembro, mês em que somente estou cumprindo aviso prévio, é devido? Se sim, quando deve ser pago? A multa de 40% incide sobre esse valor também?

Além disso, quanto às minhas verbas rescisórias, já fui informada do valor que será pago (R$ 2375,00 - já com os descontos), tendo direito a saldo de salário, férias proporcionais 4/12, 13° proporcional 4/12 e o terço constitucional de férias. Minha segunda dúvida é: além desse valor rescisório, eu também recebo meu salário normal, no 5° dia útil de dezembro, pelo mês trabalhado, ou tenho direito somente ao valor mencionado ali em cima, referente as verbas? O saldo de salário já é o salário desse mês ou são coisas diferentes? Estou confusa em relação a isso e, pelo o que a empresa me disse, serão pagas somente as verbas rescisórias, com a alegação de que o saldo de salário já é o salário desse mês. 

Poderiam me ajudar, por favor? Muito obrigada!

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 18 novembro 2022 | 16:59

a)  o FGTS referente a novembro, mês em que somente estou cumprindo aviso prévio, é devido? Se sim, quando deve ser pago? A multa de 40% incide sobre esse valor também?
Sim é deivdo, vai ser recolhido junto com sua multa rescisória em até 10 dias a contar da rescisão e incide sobre a multa também.

b) Dúvida sobre o salário
Os dias trabalhados de novembro, você ira receber junto com sua rescisão, ou seja junto com 13 e ferias proporcionais em até 10 dias a contar da data da rescisão.

Larissa

Larissa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 09:01

Adelita, muito o rifada pela resposta! Entendi!

Sobre o salário que você mencionou que vou receber junto com a rescisão, é somente o saldo de salário, certo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.