x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 144

PROBLEMA COM O PIS

Vinícius Chiquito e Souza

Vinícius Chiquito e Souza

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 1 dezembro 2022 | 09:45

Pessoal, bom dia 

Eu estou tentando gerar uma GRRF de um funcionário e ao consultar o extrato do FGTS na conectividade social aparece que não foi encontrado o número de PIS ou que a conta não tem permissão para acessar via internet, geralmente nesses casos a gente comunica nosso cliente e pede para ele comunicar o funcionário sobre o problema do PIS e orientamos o funcionário a ir na caixa para ver qual é o problema, eu gostaria de saber qual é o procedimento que vocês fazem, se realmente é o próprio funcionário que tem que ir pessoalmente até a caixa, geralmente quando pedimos para o próprio funcionário ir até a caixa para ver qual é o problema a maioria das vezes é de que eles tenham duas numerações de PIS, ai eles me passam o ativo, eu faço a RDT e da certo, mas eu estou com um caso aqui que fiz a dispensa do funcionário dia 30/11/2022, meu cliente tem 10 dias para fazer o acerto, e esse funcionário teve esse problema com o PIS, eu não consigo geral a multa, já comuniquei o cliente e pedi para falar para o funcionário ir até a caixa, mas eu fiquei meio assim, porque como tem 10 dias para fazer o acerto, se o funcionário demorar para ir atrás de regularizar o PIS, ver qual é o problema que está tendo com o PIS e acabar passando esses 10 dias que o meu cliente tinha de fazer o acerto ai ele terá que pagar multa, isso que fico meio assim, eu gostaria de saber se tem alguma outra alternativa para resolver esse problema, se tem algum lugar que acesso, algum site, ou se é esse procedimento mesmo de pedir para o funcionário ir até a caixa pessoalmente. Obrigado.

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 7 dezembro 2022 | 14:49

Boa tarde Vinicius,

Realizamos o mesmo procedimento que você, sempre orientamos o cliente a relatar para o colaborador sobre o ocorrido e tratar com carater de urgência, visto os prazos que o departamento possuí. Quem deve comparecer na agência da caixa econômica é o próprio colaborador solicitando sua pesquisa de PIS, para assim darmos andamento numa possível RDT.

Atualmente é o único meio possível, mas 2023 está chegando e a substituição do PIS pelo CPF vem  para aliviar nossas dores de cabeça rs.

Espero ter colaborado.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.