x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 152

Funcionário tem que chegar uma hora antes de bater o ponto

Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 2, Garçom
há 1 ano Sexta-Feira | 2 dezembro 2022 | 18:29

Sou garçom em um restaurante, sou o abre fixo de lá, tenho que chegar pelo menos 1 hora antes do restaurante abrir para arrumar e abrir. Mesmo chegando 1 hora mais cedo (as vezes até 1h30min ou 2hrs) meu patrão disse que eu só posso bater meu ponto na hora que o restaurante abre, detalhe que não saio mais cedo também. Isso está certo ou deveria bater meu ponto no momento que chego no restaurante? Tenho direito a horas extras?

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 7 dezembro 2022 | 15:37

Boa tarde Luiz,

A partir do momento que você tem a obrigação de abrir e organizar o restaurante, isso fica caracterizado como atividade laboral, ou seja, você já está trabalhando. Verifique com o empregador uma maneira de ajustarem um acordo, realizando pagamento de horas extras ou ajustando o horário de trabalho. Caso negativo, essa situação é passível de ação judicial.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.