x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 620

Aviso prévio não pago mesmo sendo dispensado

Natalia

Natalia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Produção
há 1 ano Sexta-Feira | 9 dezembro 2022 | 13:20

Olá! Gostaria de auxilio...
Solicitei demissão dia 27/11 pediram para que eu refizesse o pedido com data de 01/12 alegaram que não poderia ser a data de 27/11 por  ser final de semana.

Eu gostaria de cumprir o aviso porém a empresa dispensou, mas só solicitaram que eu escrevesse o pedido de demissao e a data, hoje quando fui ver minha rescisão não consta o valor do aviso prévio.

Como devo proceder nesse caso?

Natalia

Natalia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Produção
há 1 ano Domingo | 11 dezembro 2022 | 20:47

Olá Meire, eu pedi desligamento e comuniquei que gostaria de cumprir o aviso prévio, as supervisoras me disseram que o mesmo era dispensado que eu não iria cumprir, perguntei:
-Dispensado, indenizado?
A resposta foi positiva, a empresa iria me dispensar do aviso prévio de forma que o mesmo seria indenizado pela empresa.

Porém não me deram nenhum documento sobre o aviso prévio, só pediram para que eu fizesse um pedido de demissão a próprio punho e entregasse o crachá na segunda-feira.

RESUMINDO, a empresa iria indenizar meu contrato porém não pagou na rescisao a indenização do aviso prévio que não deixaram eu cumprir, não tenho nenhum documento que comprove nada sobre o aviso prévio.

Bernardo de Souza

Bernardo de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 11:51

Colega, o aviso prévio é um direito irrenunciável por parte do empregado. Neste sentido oriento que entre em contato com o sindicato da sua categoria. O mesmo irá orienta-la em como proceder com a situação.

Att. Bernardo de Souza
Barbosa

Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 12:02

eu nao sei se entendi certo sua pergunta, mas vou explicar pelo que entendi. 

Voce solicitou pedido de demissão e iria cumprir o aviso, mas nesse caso a empresa disse que nao precisa cumprir e nao iria descontar, nesse caso nao tem indenizacao de aviso. pq é um pedido de demissao. ( entao voce receberia dias trabalhados, ferias e 13º)

a empresa só iria te indenizar caso ela estivesse te dispensando.

foi oque entendi, caso nao foi isso entao desconsidere

Meire Aparecida da silva

Meire Aparecida da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 12:47

Boa Tarde!

Então se você pediu demissão, a empresa apenas dispensou você de cumprir o aviso.  Você não tem aviso prévio para receber, a empresa por liberalidade dela dispensou você de cumprir o aviso e também não descontou de sua rescisão. Seus direitos são: 13º , férias + 1/3 e saldo de salários. Entendi da mesma forma que o colega Barbosa.



Atte

Natalia

Natalia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Produção
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 20:01

Meire Aparecida da Silva, entendeu certo porém eu queria cumprir o aviso prévio! A empresa mandou eu entregar o crachá no próximo dia útil mesmo eu querendo cumprir o aviso, isso que fiquei sem entender, pq se eu não tivesse sido impedida de cumprir o aviso prévio eu receberia meus 30 dias trabalhados normalmente.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 07:01

Você simplesmente não deveria ter feito a carta de próprio punho pedindo demissão, e sim ter feito um aviso prévio de sua parte informando que iria cumprir os trinta dias, certamente a carta que você fez foi solicitando o desligamento imediato da empresa, portanto a empresa realizou os cálculos baseados num pedido de demissão imediato seu, sem o cumprimento do aviso-prévio.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.