x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 144

Demissão sem carteira assinada

Marcele dos santos Siqueira

Marcele dos Santos Siqueira

Iniciante DIVISÃO 1, Ajudante
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 16:23

Comecei a trabalhar como ajudante de cozinha num restaurante por indicação de uma funcionária que sairia eu entraria no lugar dela, o que ocorreu dia 03/10 e eu e a patroa fizemos um trato de eu ficar 3 meses sem carteira assinada pra ter um tempo de adaptação,  de experiência antes de assinar a carteira, com a promessa que seria assinada ao final desses 3 meses, mesmo sendo avisada me surpreendi ao saber o quanto a minha patroa é extremamente difícil e abusiva em alguns momentos, mas eu precisava do trabalho então continuei. E por algumas vezes discutimos pois ela sempre me acusava ou reclamava com muita ignorância e arrogância sobre qualquer coisa por menor que seja e na segunda dia 12/12 o esposo dela resolveu ajudar na cozinha e quebrou a pia tentando desentupir depois dele ter deixado entupir e segundo ela a culpa não foi dele,  foi minha que lavo louça e deixo a pia com peso, eu disse a ela que não tinha sentido ela me acusar porque a pia foi feita pra aguentar o peso das louças e se não estava aguentando e ela sabia disso é porque estava ruim e ela deveria trocar como dona do estabelecimento e não esperar quebrar pra me culpar. Ela disse que era minha culpa sim e eu iria ter que me virar pra lavar na outra pia que a cozinheira usa para lavar as panelas, que eu deveria esperar a cozinheira terminar de usar e depois lavar as minhas louças. Eu falei pra ela que eu não faria isso porque nós temos um horário de 8 as 16 e ela só encerra as vendas as 15:20 então só temos 40min para limpa toda a cozinha por esse motivo nunca saímos às 16 e ela não paga hora extra nem pra cozinheira que é fixada quem dirá pra mim que ainda não sou  e se eu tivesse que esperar sairia de lá mais de 17 hrs e eu não aceitaria isso ela disse que respondi ela gritou comigo que eu deveria procurar outro trabalho porque não me queria mais lá eu ainda assim trabalhei até o fim do dia e depois perguntei sobre o dinheiro ela disse que falaria com a contadora e era pra eu esperar ela ligar pra eu voltar ontem, aí ontem falei com uma funcionária que disse que ela mandou eu esperar ela me ligar pra eu voltar mas não me deu o número hoje ela me ligou do telefone da funcionária pra que eu não tivesse acesso ao telefone dela, disse que vai me pagar hoje mas que tem 10 dias se ela quiser e até agora nada. Ela pagou 13° pras funcionárias e disse que não me pagaria porque eu quis 3 meses de experiência e funcionários em experiência não ganham direitos da carteira já que não são fixados. E a cozinheira me disse que ela não paga nada além dos dias trabalhados e eu não quero aceitar sair de lá sem minha recisão ainda que tenha trabalhado menos de 3 meses trabalhei com a convicção que seria fixada após esse período e não que ela me mandaria embora antes do nosso combinado acabar queria saber se eu realmente tenho direito como se tivesse sido fixada. Perdão pelo texto detalhado.

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 15 dezembro 2022 | 08:57

Bom dia Marcele!

Caso imprescindível de ajuda jurídica! Procure um advogado para te auxiliar e dar andamento no caso.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.