x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 11.325

Empresa baixada com CTPS em aberto

PAULA PANTALIAO

Paula Pantaliao

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 16 dezembro 2022 | 12:36

Olá,

Chegou até a mim uma situação aonde o ex funcionário acionou o ministério do trabalho solicitando a baixa da sua CTPS. Esse cliente (empresa) me procurou para ver essa situação para ele.

Já fiz baixa de CTPS em aberto mais com empresas ativas, não sei como prosseguir com essa situação de empresa já baixada, sem certificado, sem procuração.

Devo ir na Caixa Econômica pedir uma procuração para fazer o envio da SEFIP ?

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 19 dezembro 2022 | 17:07

Paula,

Tive um caso desses porem esta na justiça do trabalho acredito que mês que vem vai sair a sentença do caso.

Quanto ao seu esse funcionário esqueceram de baixar a ctps dele porque?

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

PAULA PANTALIAO

Paula Pantaliao

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 14:05

Olá DANIEL ALBUQUERQUE,

Respondendo sua pergunta sobre, porque da CTPS está em aberto?
Então não sei ao certo porque não estava com a gente, mais fizeram a rescisão e como a empresa foi fechada logo em seguida provável que não enviaram a SEFIP Posterior ou enviaram errada, ficando assim em aberto.
Daniel Albuquerque

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 15:37

Boa tarde pessoal, aqui no escritório também tivemos a mesma situação e abrimos chamado no Ministério do Trabalho.
Esse foi o retorno:
"Informamos que a carteira de trabalho digital é cópia das informações presentes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), para qualquer alteração da carteira de trabalho digital deverá ser solicitado alterações no cadastro do CNIS perante o INSS.
O cadastro do CNIS pode ser alterado pelo INSS ou também pelas empresas através das informações prestadas na GFIP ou ao sistema do E-social, que são sistemas que também alimentam a base de dados do CNIS.
Normalmente alterações feitas no E-social entram mais rapidamente no sistema do CNIS. Porém, em caso de falta de acesso, deverá entrar em contato com o INSS para informações quanto a alteração de baixa de contrato no sistema do CNIS."

Outro caminho seria a funcionaria solicitar a alteração no INSS pelo aplicativo ou presencialmente.
Mas o 135 não passam muita informação.

Eduardo luis

Eduardo Luis

Iniciante DIVISÃO 4, Internet
há 1 ano Quarta-Feira | 12 abril 2023 | 23:55

Vou colocar meu caso se alguém puder ajudar 
Boa noite peço pelo amor de deus uma.ajuda de vcs. Estou a mais de 2 meses tentando resolver uma baixa na carteira de uma pessoa que está aberta na minha antiga empresa.Vou tentar explicar detalhado para que entendam e tentem me ajudar Ano passado como não utilizava mas a empresa que pedi ajuda pedi para um contador dar baixa na empresa que sitei pois só estava gerando custos sem que eu a usasse. Assim ele fez e depois de 1 mês uma antiga funcionária que tive disse que tinha um registro do ano de 2012 aberto que não sabíamos e não reconhecemos ter feito. Tanto que o mesmo não tem valores de salário nem nada.Aí comecei a correr atrás de como resolver. Já fui no ministerio do trabalho onde me orientaram tentar pelo esocial onde não tinha mas o acesso porque a empresa está baixadaMe orientaram a fazer um certificado digital pessoa física para tentar resolver e tentar dar baixa manualmente feito por um contador onde não resolveu.Aí me orientaram a fazer um certificado e-pja1 para tentar. Onde também não resolveu pois até consigo o acesso agora para esocial mas não aparece nada lá de registro da pessoaAí tentamos fazer enviando uma raiz da época de 2012 para tentar resolver onde fizemos a mais de 10 dias e não saiu também o registroJá fui no ministerio do trabalho onde não pudemos me ajudar  fui no ministerio da fazenda onde também não resolveram fui no poupa tempo e nadaPreciso muito mesmo de uma ajuda sobre isso não sei mas como resolver este problema pois não consigo dar baixa pelo esocial por se tratar de um registro muito antigo de 2012E a pessoa não tem mas a carteira de trabalho de papel e o antigo contador não tem mas documentos. E alega como nós que nunca fez este registro.Por favor me ajude a dar baixa neste registro que está em aberto e não reconhecemos que o mesmo foi feito...Aguardo muito um retorno com uma solução e agradeço muito

Jéssica Camila

Jéssica Camila

Bronze DIVISÃO 3, Perito(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 18 maio 2023 | 10:06

Bom dia Eduardo,

O que pode ter ocorrido no seu caso foi um erro na data de admissão e não foi retificado a SEFIP , minha sugestão para esse caso, como você menciona que não reconhece a admissão com essa data, é a retificação da GFIP da época. Solicitando a exclusão e enviando sem movimento se for o caso.
É importante averiguar se foi algum erro da Contabilidade que te atendia e solicitar a eles essa correção, haja vista, que possuem os documentos e as SEFIPs enviadas para validar a informação.

Jéssica Camila 
      @peritajessicacamila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.