x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 216

Afastamento por doença x licença maternidade x atestado médico

Jessica Rocha

Jessica Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Fisioterapeuta
há 1 ano Quinta-Feira | 19 janeiro 2023 | 12:26

Boa tarde pessoal! Fui afastada pela empresa desde maio por hiperêmese gravidica, porém não recebi do Inss nem da empresa, fiquei aguardando a perícia e até pedi alta para a minha médica mas a empresa não aceitou meu retorno… no laudo do Inss foi acertado que eu estava mesmo com hiperêmese porém não tinha as carências para receber nisso fiquei 5 meses sem receber e sem trabalhar… pedi licença maternidade e recebi… quando retornar posso dar outro atestado??? E quem tem que arcar com os salários que não recebi??? Algum respaldo??

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 19 janeiro 2023 | 15:38

Boa tarde

Com relação a carência que precisava para ter o direito ao benefício de auxilio doença, voce estava empregada e fez o recolhimento a menor? O INSS dá o direito de fazer o recolhimento da diferença, para complementar o piso da época e analisar novamente e te pagar esses 5 meses.
Exemplo: o salário mínimo era na época 1.000 reais e por algum motivo de falta vc recebeu abaixo desses 1.000 reais, neste mês foi feito o recolhimento do INSS abaixo do permitido e não contou como mes de contribuição, mas contribuiu e se vc recolher a diferença eles aceitam de forma retroativa e passará a contar para a sua carência.
Porém vc precisa recolher com o código correto em guia emitida pelo próprio INSS, dentro do site meu INSS.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.