x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 520

Pró-labore para empresas que faturam alguns meses e outros não

Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 11:19

Pessoal,
sou desenvolvedor de sistemas, sou o único funcionário da minha empresa, que está enquadrada no simples nacional pelo fator R e queria saber se o pró-labore é obrigatório retirar em meses que não houve faturamento de nada?
Pois como faço freelancer, tem meses que simplesmente não tenho trabalho e nos meses que faturo alguma coisa, são valores de no máximo 6500.
Tbm, é importante informar aqui que também sou trabalhador CLT e já contribuo sobre o teto do INSS, o que me faz ser dispensado deste valor.

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 11:59

Se você faz a folha de pagamento unicamente para atingir o FATOR R, cabe estudar, pois veja para atingir o FATOR R o acumulado da foha de pagamento dos últimos 12 meses deve representar quase um terço (0,28) do Faturamento Acumulado do últimos 12 meses (RBT12) para que no momento da apuração do SN a empresa passe a ser tributada pelo Anexo III ao invés do V.

Ainda se possivel faça uma projeção de faturamento para poder adequar a retirada com o faturamento projetado assim evitando a movimentação desnecessária.

Presumo que nao tem incidencia de INSS no seu pro-labore por ja recolher no teto como CLT, mas se não for o caso também é importante manter a constacia da sua contribuição para manter a qualidade de Segurado do INSS e assim ter os direitos a aposentadoria, afastamento, etc...

Mas cada caso é um caso e deve-se obeservar o contexto geral.

Há também a questão do IR, acho que talvez seja isso que lhe encomode nesse caso o melhor e verificar junto com seu Contator é possivel fazer para obter maior restituição.

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 15:12

Ainda para salienter vale lembrar que o pro-labore é ums salario pago ao diretor nao empregado que exerce atividade na empresa mesmo que no mes nao teve faturamento declarado houve a empresa que ser administrada e gerida por alguém, espera-se o sócio ja que não há um terceiro contrato para essa função.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.