x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 279

AUMENTO SALARIO MINIMO E SALARIO INGRESSO CONVENÇÃO COLETIVA

victor hugo

Victor Hugo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 18:11

Boa noite,
Pessoal tenho uma duvida sobre o aumento do salario mínimo em relação ao salario de ingresso proposto em convenção coletiva, exemplo:
Um sindicato que tem data base em 1 de abril,  e quando saiu o dissidio o salario de ingresso de um funcionário era de R$1.298,22 até a data de 01/04/2023, porém, em 01/2023 o salario mínimo passou a ser de R$1.312,00 . Neste caso, espero o próximo dissidio ou já tem que fazer algum reajuste no salario do funcionário, onde 
consigo ver a fundamentação deste assunto.

Obrigado.

Gustavo

Gustavo

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 6 fevereiro 2023 | 09:29

O salario mínimo passou para 1.302,00, O funcionário que estiver recebendo menos que isso você vai ter que alterar para 1.302,00 e esperar a próxima convenção do sindicato.

anderson pinto gonçalves

Anderson Pinto Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 7 fevereiro 2023 | 21:02

 Boa noite!!  uma empresa foi reenquadrada como  MEI em 2023, sendo que ela têm uma funcionária cadastrada e ela recebe R$1.450,00 de salário. porém, o o cargo dela no piso regional no RJ é de R$1.283,73. como eu devo proceder nesse caso ?? o funcionário não pode ter o salário reduzido, e se a empresa continuar pagando o que ela recebia a empresa teria que ser desenquadrada do MEI novamente. alguém poderia me ajudar nessa questão ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.