x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 648

GFIP funcionário afastado

Lorena

Lorena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 3 fevereiro 2023 | 15:25

Alguém poderia me ajudar com uma questão de GFIP, por favor? Tem um funcionário de uma CEI que sofreu um acidente e esta afastado por 90 dias, lancei o atestado o atestado dele no sistema e estou informado ele na GFIP enquanto aguardo a resposta do INSS referente ao pedido de beneficio, só que o INSS me respondeu hoje que foi informado remuneração pra ele e que isso pode impedir o beneficio, para provar que ele ainda esta afastado. Como eu faço essa retificação de GFIP ? Porque pelo que eu entendi devo recolher FGTS dele quando é afastamento por acidente de trabalho, mas não tem como fazer isso sem gerar folha. Devo excluir a GFIP e enviar uma sem movimento enquanto estiver afastado? 

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 4 fevereiro 2023 | 11:51

Bom dia Lorena!
Funcionário afastado pelo INSS por motivo Doença vc, como empresa, não recolhe o seu FGTS, mas se for por motivo Acidente de Trabalho, repito Adcidente de Trabalho, a empresa deve recolher o seu FGTS para este periodo de afastamento! Se for Acidente, mas for de Trabalho não há que se falar em recolher FGTS oara o mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.