Olá!
Verificando a situação entendo que em qualquer situação a empresa só pode afirmar que não há risco na sua empresa após ter realizado um levantamento preliminar de riscos, onde o profissional da área de SST quem vai avaliar se existe risco ou não, partir dai que se iniciar a discursão de quem vai transmitir os eventos de SST, que na minha humilde opinião devem ser transmitidos por quem gerou as informações, ou seja, o profissional de SST, desse forma ele acompanha o processo do inicio ao fim, assim o cliente faz tudo de forma centralizada, sem ficar procurando responsáveis por cada pedaço do processo, o que é muito desgastante.
Não obstante a isso o contador pode transmitir se assim desejar, mas deve lembrar que para isso deve treinar e capacitar seu pessoal para isso, além de prever o aumento dessa despesa dentro de seus honorários mensais. Porém, o mesmo encontra novas dificuldades, quando recebe documentos imprecisos, ASO's que não contém todos os dados, dai então que se coloca em uma situação complicada, onde precisa informar os dados, buscar as correções dos documentos imprecisos, corrigir processos de forma sincronizada com; clinicas, profissionais de SST, empresas, empregados, médicos entre outros empecilhos pelo caminho, oriento o cliente a procurar empresa de SST que ofereça o seguintes serviços.
Regularização de Saúde e Segurança no Trabalho obrigatoriedade em 01/2023
Evento S-2240
01 - Levantamento preliminar dos riscos
02 - caso não haja riscos emitir e transmitir a DIR(Declaração de Inexistência de Riscos)
03 - Se houver riscos, emitir LTCAT(Laudo de Condições Ambientais) verificar aposentadoria especial e grau de risco código GFIP/E-SOCIAL
04 - LIP(Laudo de insalubridade e periculosidade)
Evento S-2220
05 - GRO(Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) Comunicar e convocar a empresa para renovação sempre que necessário.
06 - PGR(Programa de Gerenciamento de Riscos) Comunicar e convocar a empresa para renovação sempre que necessário.
07 - Emissão e de ASO's(Atestado de Saúde Ocupacional) com exames complementares relacionados ao risco ambiental com envio ao E-social e emissão de PPP(Perfil Profissiográfico Previdenciário) ao final do contrato em cada demissão ocorrida. Comunicar e convocar a empresa sobre renovação de exames vencidos para renovação.
08 - Verificar treinamentos necessários
09 - Verificar EPI's necessários.
10 - Orientar sobre implementação dos programas, compra e controle de EPI's.
Evento S-2210
11 - Envio da CAT-Comunicação de acidente de trabalho.
12 - Assistência no Atendimento a Fiscalização de saúde e segurança no trabalho quando empresa for notificada.
Vale lembrar que o profissional deve avaliar quais laudos sua empresa está obrigada, entre eles, LTCA, DIR, LIP, GRO, PGR, PPP são os mais comuns, algumas empresas são dispensadas dependendo do enquadramento, ambiente, atividade, etc. A contratada deve comunicar convocar empresa para emissão e atualização de relatório anual de SST.