x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.173

Abono Salarial - PIS

Fábio Henrique Borsonelli Correia

Fábio Henrique Borsonelli Correia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 14 fevereiro 2023 | 14:40

Boa tarde a todos,

Tenho direito a receber o valor de Abono Salarial PIS referente 2021. Porém, estou com impedimento sendo "CPF com divergência na RFB".  Realizei a consulta do meu CPF e está tudo ok. Verifiquei a situação dos meus dados no eSocial e também está tudo em ordem.

Os dados coletados para apuração do meu benefício foram aqueles declarados através da RAIS, porém a de referencia 2021 (que é a de ano base para cálculo do benefício) foi entregue faltando 3 letras do meu último nome, ou seja, foi como "Corr" ao invés de "Correia".

Daí, gostaria de saber o seguinte... Tendo meu nome declarado incompleto na RAIS, é motivo para impedir meu recebimento do benefício?

Obrigado a todos e tenham um ótimo dia.

ELMER MATOS DOS SANTOS

Elmer Matos dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 15 fevereiro 2023 | 11:20

Olá colega Fábio!

Creio que o seu problema seja também o mesmo problema ou similar de milhares de brasileiros. Depois de um período de silêncio por parte do MTPS, quanto a inúmeros erros que estão aparecendo como impeditivos para a habilitação ao pgto do abono do PIS, referente a este ano base(2021), o MTPS está respondendo àqueles  que protocolaram formulários  com questionamentos, admitindo que estão ocorrendo problemas na vinculação dos dados, e que até a data de HOJE, 15/02/2023, o sistema deverá atualizar os dados, com promessa de que muitos dos erros impeditivos devem ser automaticamente corrigidos.  

Por enquanto é esta informação oficial que temos! 

Aguardemos com fé que a sua situação e de muitos outros possa ser corrigida.

Espero ter ajudado!

Jociel Ribeiro

Jociel Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 17 fevereiro 2023 | 17:00

Prezados, apenas levantando outra dúvida sobre o Abono Sal. de 2021 a pagar agora em 2023.
Na empresa em que trabalho, dois funcionários entraram em contato informando que não receberam o PIS.
Pedi que me enviassem print do aplicativo carteira digital, e o erro é que a média salarial ultrapassou 2 sal mínimos. OBS. O salário deles é menor que a média de 2 Sal. mínimos.
Solicitei por curiosidade e média salarial deles também gerada no aplicativo carteira digital. Lá constam dois cálculos.
O calculo informado pela RAIS do nosso contador foi desconsiderado, lá consta 1 salário a cada mês, por ex. 2,2 mil de jan a Dez.
O calculo considerado foi o do Esocial, é aí que está minha dúvida sobre o possível Erro. O Esocial considerou no seu calculo o 13° Salário, logo o mês de Dez ficou com sal de 4,4 mil. E na média geral eles perderam o Direito do Abono.

Pergunto; É correto o Abono Considerar  o 13°? Ou o Esocial o considerar, ou séria isso um erro?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.