x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 275

Samiria de Paula

Samiria de Paula

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 16 fevereiro 2023 | 16:11

Boa tarde, gostaria que alguem pudesse tirar minhas duvidas: Somos do simples Nacional e minha contadora sempre somou para nosso Fator R: SALARIOS FOLHA BRUTO + PRO-LABORE  BRUTO (que aqui na empresa é um valor fixo todos os meses, que foi acordado). Mas ai como nosso faturamento tem aumentado vi que estamos a sair do Anexo III. Então me falaram que poderia utilizar o FGTS e o CPP para somar e aumenta o valor de folha, ficar dentro do 28%, e com isso não sair do Anexo III. Questionando minha contadora a mesma disse que não pode colocar a soma do CPP no extrato do DAS, pois não existe um campo para isso, o que eu poderia fazer e usar esse valor para somar como folha e diminuir no pagamento do Pró-labore do sócio, o que ficaria na mesma. Achei que poderia somar e colocar naquele campo do extrato do DAS onde se coloca a folha do mês toda a somatória: Salários brutos + Pró-labore bruto + FGTS + CPP. Por favor tirem a minha duvida? obrigada

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 17 fevereiro 2023 | 11:50

Bom dia,
"Então me falaram que poderia utilizar o FGTS e o CPP para somar e aumenta o valor de folha, ficar dentro do 28%, e com isso não sair do Anexo III."
Está correto. Pode somar os valores de FGTS e CPP pago no DAS. O próprio manual do simples diz isso. Se ela não esta fazendo isso, deveria instruí-la a retificar os ultimos 12 meses também para aumentar o fator.

Sugiro verificar na pagina 73 do manual para poder tirar todas as dúvidas relativas ao fator R.
Se precisar de auxilio sigo a disposição.

Fonte: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/MANUAL_PGDAS-D_2018_V4.pdf

Meire Aparecida da silva

Meire Aparecida da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 17 fevereiro 2023 | 12:49

Boa Tarde Samiria!

Exatamente o que o colega Thiago falou, ela soma com a folha e não coloca no DAS. Ela realmente precisa ler a legislação citada pelo colega e o correto é retificar a DAS dos últimos 12 meses.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.