x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 131

RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA

KERSON

Kerson

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 14 março 2023 | 09:25

Bom Dia! Estou com uma duvida em relação a irpf 2023, nos informes de rendimentos tenho um valor x retido na fonte ou seja valor a restituir, mais quando lanço todas as informações nos rendimentos tributáveis recebidos de pj, ao invés  de ter o imposto a restituir vem valores a pagar. Por qual motivo isso acontece se nos informes de rendimentos tem imposto retido na fonte a receber. Alguém pode me explicar favor.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Terça-Feira | 14 março 2023 | 09:29

Kerson,
É difícil opinar sem conhecer todas as informações.
Você optou corretamente pela modalidade, deduções ou desconto padrão? Tem dependentes? Outros rendimentos? Lançou nos campos corretos?
Lembrando que o imposto retido durante o ano é apenas uma antecipação do imposto devido na declaração anual. O resultado final, dependendo das demais informações, poderá ser saldo a restituir (parcial ou total) ou saldo a pagar.

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 14 março 2023 | 09:34

Imposto Retido no informe não significa que você vai receber. Você declarará seus rendimentos e o sistema calculará o imposto , dando as opções pelas despesas e pelo desconto simplificado, descontando o que foi retido. Aí de acordo com seus rendimento você terá a pagar ou a restituir. E quando há restituição não é o valor que está no informe, isso só acontece quando você faz a declaração mas não está obrigado, só faz para recuperar o que foi retido porque não atingiu o limite anual.

Recomendo procurar um contador.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.