x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.436

DESCONTO DE DSR

MAIRA APARECIDA DE SIQUEIRA

Maira Aparecida de Siqueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 21 março 2023 | 16:49

Boa tarde, prezados...

sou nova na área e estou um pouco perdida qnto ao desconto de DSR, dei uma pesquisada aqui no forum, mais continuo com duvidas..

Tenho um funcionário que faltou 7 dias, sem justificativa...

os dias foram  06,07,08,09, 10, 17, e 20 de março.
Sendo que o mesmo trabalha de segunda a sexta..
Nesse caso ele perde 3 DSR ?

Alessandra Carvalho Santos

Alessandra Carvalho Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Terça-Feira | 4 abril 2023 | 10:22

Olá bom dia.

Ainda sobre esse assunto de desconto de DSR, tenho as seguintes situações:

Funcionário 1: por 3 semanas consecutivas ele se atrasou por mais de 30 minutos, total de atrasos dele é de 2horas e 31minutos, em regra, posso descontar 3 DSRs por se tratar de 3 semanas diferentes?

Funcionário 2: em 2 semanas diferentes ele se atrasou, em uma semana por 2horas e na outra por 3 horas, totalizando 5horas de atrasos, posso descontar 2 DSRs por se tratar de 2 semanas diferentes?

José Egídio Matoso

José Egídio Matoso

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Técnico
há 1 ano Terça-Feira | 4 abril 2023 | 10:46

Prezados,
eu não desconto DSR de mensalista pois entendo que  já estão incorporados ao salário, ao contrário do horista.
sigo o entendimento a seguir:
"Quais são as diferenças entre o horista e omensalista?·        
Em relação ao DSR, a Lei 605/49 diferencia a forma de remuneração entre o horista e o mensalista.
Como, no caso do horista, a jornada de trabalho é composta pelas horas que foram efetivamente trabalhadas e o DSR, para ter direito a esse benefício o profissional precisa conquistá-lo ao longo da semana, o que significa que ele precisa completar a sua jornada de trabalho semanal.