x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.765

RAIS GENÉRICA 2021

Francisco canindé de lima

Francisco Canindé de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 março 2023 | 12:58

Colegas, boa tarde!

Estou com uma dúvida e gostaria de, encarecidamente, pedir a ajuda dos senhores:

O fato: Em 30 de abril de 2022, enviei a RAIS 20221 de uma empresa informando os vínculos existentes na mesma no período de janeiro/2021 a abril/2021, tendo em vista que esta empresa pertence ao grupo 3 do e-social. Vale ressaltar que essa empresa é composta de 03 estabelecimentos, ou seja: Matriz, Filial 1 e Filial 2. O detalhe é que o único estabelecimento que continha vínculos era a filial 1 e não sei por qual motivo, apesar de ter enviado a RAIS com os 03 estabelecimentos, infelizmente, o estabelecimento referente à Filial 1 não foi recepcionada pelo sistema RAIS.

DÚVIDA/PERGUNTA: Estou fazenda uma retificadora através do RAIS GENÉRICO 2021; gerei o arquivo no qual constam o três estabelecimentos, já fiz importação do arquivo para o RAIS GENÉRICO 2021. Pergunto:  na transmissão só deve constar o estabelecimento faltante, no caso a filial 1, ou tenho que enviar os 03, mesmo sabendo que  02 estabelecimentos já foram enviados e recepcionados através da informação prestada em abril/2022? 

Antecipadamente, agradeço a colaboração de todos.

Atenciosamente,

Canindé Lima

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 22 março 2023 | 15:54

Enviará somente do empregador que irá retificar.
Mas tem que enviar de todos os meses do ano e não somente daqueles não abrangidos pelo e-Social em 2021. Talvez, por isso o erro no recepcionamento.

Francisco canindé de lima

Francisco Canindé de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 08:07

João H Jr / Meire Aparecida da Silva
Muito obrigado aos dois pelos esclarecimentos.
Vocês de forma proativa já esclareceram outra dúvida que era, exatamente, em relação a quais meses eu teria que enviar através da RAIS GENÉRICA 2021. O que acontece: Os meses de janeiro/2021 a abril/2021 teriam que ser informado, conforme instruções da RAIS, até 30/04/2022 via RAIS 2021 e foi exatamente o que eu fiz; já os meses de maio/2021 a dezembro/2021 já foram recepcionados através do e-social e os rendimentos proporcionais a esses oito meses já estão disponíveis para saque pelos respectivos trabalhadores. A minha dúvida era, exatamente, se ao enviar a RAIS GENÉRICA 2021 com todos os meses de 2021 poderia acarretar duplicidade pelo fato de que esses meses (maio/2021 a dezembro/2021) já terem sido recepcionados via e-social. 

Mais uma vez muito obrigado!

Atenciosamente

THAMIRES ESSOA

Thamires Essoa

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 10:59

Bom dia, Preciso da ajuda de vcs,  estou com o mesmo problema foi recepcionado os meses de maio até dezembro 2021 pelo esocial , mas na época de enviar a RAIS de janeiro a abril de 2021, não envie .
Agora estou tentando enviar pela Rais generico os meses de jan a abril 2021 , e o mesmo diz que as empresas do grupo 3 está obrigada a enviar diretamente pelo esocial. Neste caso não consigo enviar via Rais Generico, como proceder ?
Alguém conseguiu enviar pelo RAis generico ? 
Agradeço a ajuda antecipadamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.