x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 340

auxilio maternidade

MARCIO MENEZES

Marcio Menezes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 março 2023 | 08:41

Tenho um ciente que descobriu que estava gravida e não paga inss a mais de 24 meses, se eu pagar atrasado os meses de dezembro janeiro e fevereiro como facultativo e continuar pagando quando o nene nascer eu consigo as 4 parcelas do auxilio maternidade?

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 março 2023 | 15:40

Boa tarde,
Não. Se está a mais de 24 meses sem pagar ela ja deixou de ter a qualidade de segurado e também já expirou o período de graça. Pagar apenas algumas guias de inss agora não resolverá a questão e ela não conseguirá receber o auxilio.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 30 março 2023 | 16:20

Boa tarde, Marcio
Se pagar 11 meses ela poderá receber. Presumi que ela tinha recomeçado a colaborar apos descobrir que estava grávida.
"Sobre Licença-Maternidade
Pessoa que:
se afastar da atividade por motivo de nascimento do filho,aborto não-criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção;pedir o salário maternidade até 5 anos após as datas dos eventos acima;comprovar a carência mínima de 10 meses de contribuições para o contribuinte individual (que trabalha por conta própria),facultativo e segurado(a) especial (rural).
Estão isentos de carência (a) empregado (a), inclusive o(a)doméstico (a) e o (a) trabalhador(a) avulso (a). Para os (as)desempregados (as), é necessário comprovar a manutenção da qualidade de segurado do INSS. "



Fonte: www.gov.br)%20especial%20(rural).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.