x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 162

Demissão ou recisão indireta

Adriele Vitoria Silva Santana

Adriele Vitoria Silva Santana

Iniciante DIVISÃO 1, Operador(a) Telemarketing
há 1 ano Domingo | 26 março 2023 | 10:46

Bom dia meus queridos, vim em meio a esse comentário tirar algumas dúvidas.


Trabalho em uma empresa a 1 ano e 1 mês, e no começo desse ano entrei no 2° período de faculdade a qual tem a grade de realizar aulas só sábados, entretanto o meu contrato com o trabalho é de segunda a sábado. 

conversei com o gerente e o mesmo não autorizou eu comparecer nas aulas, mesmo levando declaração de horas. 


A empresa não presta acordos e não demite o funcionário.

Não sei oque fazer, pois não quero perde meus direitos e também estou com as férias vencidas, sei que se pedir demissão receberei apenas os dias trabalhados.


Haveria outra alternativa para que não perca meus direitos trabalhista ? 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 11:05

Bom dia,
Pelo que entendi,   não cabe rescisão indireta. No seu caso, se não se enquadra no horario da empresa e não conseguiu entrar em acordo para ajuste do horario recomendo pedir demissão. Você disse que tem férias vencidas, se pedir demissão irá recebê-las também, assim como os avos proporcionais de ferias apos o vencimento e 13º proporcional, além dos dias trabalhados.

Sugiro cumprir aviso previo, pois caso decida não cumprir a empresa poderá descontar o valor de um mes trabalhado da sua rescisão.

PS: A situação seria diferente caso você não trabalhasse aos sabados e a empresa decidisse alterar o seu horario incluindo os sábados. Nesse caso você poderia aceitar ou não essa condição.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 21:10

Boa noite, Adelita
Me confundi na  hora de escrever. Comecei pensando escrever uma coisa e terminei o raciocínio da frase de forma diferente rs. Já editei aqui para não gerar confusão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.