x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.924

Pedido de demissão após fechamento da folha de pagamento

Ana Beatriz

Ana Beatriz

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Telemarketing
há 1 ano Sexta-Feira | 31 março 2023 | 15:35

Olá, boa tarde!
A folha de pagamento da empresa em que eu trabalho fecha todo dia 15. Ontem, dia 30/03, já pude ter acesso ao demonstrativo de pagamento que receberei no dia 05/04, referente aos período de 16/02 a 15/03. Gostaria de pedir demissão antes do dia 5/04, e a minha dúvida é: mesmo a folha já estando fechada e o demonstrativo de pagamento já ter sido emitido, é possível que haja reabertura da folha para descontos? Estou no segundo mês da experiência e irei quebrar o contrato, tenho ciência da multa de 40% mais os descontos, porém a minha dúvida é se nesse caso, os descontos e multas viriam somente em maio ou se o pagamento de abril sofreria interferência caso eu saia antes do dia 5/04. Obrigada. 

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 31 março 2023 | 16:27

Ana Beatriz, 
É possível que a empresa faça ajustes na folha de pagamento mesmo após o fechamento e emissão do demonstrativo de pagamento, caso haja algum erro ou omissão nos cálculos ou informações. No entanto, isso pode variar de acordo com as políticas e procedimentos da empresa, bem como as leis trabalhistas aplicáveis.
Se você pedir demissão antes do pagamento do salário referente ao período de 16/02 a 15/03, é provável que os descontos e multas relacionados à quebra do contrato sejam aplicados no pagamento do salário subsequente, referente ao período de 16/03 a 15/04. Isso porque a empresa já fechou a folha de pagamento e emitiu o demonstrativo de pagamento do período anterior, que você irá receber no dia 05/04.
No entanto, é importante que você verifique com a empresa e/ou com um advogado trabalhista quais são os procedimentos e as consequências da sua saída antes do término do contrato de experiência. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão informada e evitar possíveis problemas futuros.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.