x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 306

CARGA HORÁRIA DE 7 HORAS E 20 MINUTOS

AGNALDO AP. SALES TEIXEIRA

Agnaldo Ap. Sales Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Financeiro
há 1 ano Terça-Feira | 4 abril 2023 | 16:50

Como faço a admissão de um funcionário no Esocial de Empresário Individual para uma carga horária de 7 horas e 20 minutos com folga no dia de terça feira, será que posso usar a joranada diuna de 7 horas 20 minutos com 100 minutos de intervalo? ou devo cadastrar uma nova jornada? e como cadastrar uma nova jornada?

 

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quarta-Feira | 5 abril 2023 | 08:56

Para admissão de um funcionário com uma jornada de trabalho específica no eSocial, é necessário seguir os seguintes passos:

Acesse o portal do eSocial com as informações da empresa e selecione a opção "Empregador Doméstico/MEI".

Na aba "Gestão de Trabalhadores", selecione "Admissão" e preencha as informações solicitadas, como dados do trabalhador, informações sobre o contrato de trabalho, dados bancários e informações sobre a jornada de trabalho.

Para cadastrar uma nova jornada de trabalho, selecione a opção "Jornada" na seção "Informações do Contrato".

Em seguida, clique em "Adicionar Nova Jornada" e preencha as informações solicitadas.

Nesse caso, você pode cadastrar uma jornada de 7 horas e 20 minutos com um intervalo de 100 minutos para o almoço, conforme mencionado.
Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e conclua o processo de admissão.

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o repouso semanal remunerado deve ser concedido preferencialmente aos domingos, salvo em casos excepcionais previstos em lei. Portanto, se o trabalhador tem folga sempre na terça-feira, é necessário verificar se existe uma autorização específica para isso, como por exemplo em empresas que funcionam apenas em dias úteis ou em setores que possuem autorização para funcionar em dias de semana diferentes dos tradicionais.
Caso não exista uma autorização específica, é importante regularizar a situação e garantir que o repouso semanal remunerado seja concedido preferencialmente aos domingos, conforme determina a legislação.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
AGNALDO AP. SALES TEIXEIRA

Agnaldo Ap. Sales Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Financeiro
há 1 ano Quinta-Feira | 13 abril 2023 | 17:28

Boa tarde Carla!
Obrigado pela explicação e ajuda!
Estou perguntando pq minha irmã possui uma mercearia que fica aberta de segunda a segunda, e ela vai contratar uma pessoa para trabalhar no periodo de 7 horas e 20 minutos com 1 hora de intervalo para almoço, com folga na terça feira. A minha duvida é como deve ser preenchida a admissão dentro do esocial com essa carga horária dentro das 44 horas semanais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.