x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.918

Advertência mediante atestado médico.

Felipe Motta

Felipe Motta

Iniciante DIVISÃO 3, Almoxarife
há 1 ano Domingo | 16 abril 2023 | 10:07

Olá, estou fazendo essa postagem pois estou com dúvidas em relação aos meus direitos

Nos dias 12/04 e 13/04 me ausentei na empresa pois estava doente. No dia 12/04 logo pela manhã avisei que não iria e depois de avisar, fui ao médico para me tratar.

Peguei o atestado, encaminhei para a empresa e vida que segue.

No dia do meu retorno ao trabalho (14/04) fui chamado e advertido mediante a acusação de que “não informei a empresa” da minha ausência, sendo que no dia 12//04 eu informei e de qualquer forma entreguei o atestado.

Eu recebi DUAS advertências, uma por cada dia afastado. Isso me deixa com o pé na demissão por justa causa, o que tem me gerado muita insegurança e ansiedade 

Minha dúvida é, as advertências foram aplicadas de forma correta ou houve irregularidades por parte da empresa?

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 09:45

Bom dia Felipe,

Houve irregularidade por parte da empresa, uma vez que foram informados das ausências antecipadamente e posteriormente foram justificadas através de atestado.

A empresa não pode lhe aplicar advertências por cada dia de atestado, sob pena de incorrerem em "bis in idem".  A advertência seria pelo motivo, a não justificativa(o que não é o caso) de falta e não por dia.

Felipe Motta

Felipe Motta

Iniciante DIVISÃO 3, Almoxarife
há 1 ano Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 16:54

Boa tarde Iara, muito obrigado pela sua resposta!

De que forma devo proceder? Foi um choque muito grande receber duas advertências logo de cara, ainda mais tendo entregue o atestado.

Agora estou inseguro no ambiente de trabalho com medo de levar a 3ª advertência e ser demitido por justa causa 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.