x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 209

Funcionária desligada apresentou atestado informando gravidez, mas não retorna ao chamado da empresa

Alecio

Alecio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 08:45

Pessoal, aconteceu o seguinte caso, uma funcionária foi desligada em Janeiro, e em março apresentou um atestado informando que estava grávida na época do desligamento, junto ao atestado apresentou um documento que gostaria de um acordo (quer dinheiro), sendo que o empregador está disposto a colocá-la novamente no quadro de funcionários. Porém, já foi tentado contado por telefone (ela não atende) e por carta registrada (os correios não conseguiram entregar).
O empregador não quer o acordo pq o valor é alto, e ela tem direito a voltar ao trabalho, porém, ela não responde aos chamados.
O que mais poderia ser feito para entrar em contato com ela e ter como prova que foi mostrado pra ela que a empresa está disposta a fazer a readimissão? 

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar."
Cristina Lima Piccolo

Cristina Lima Piccolo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 17:28

Boa tarde Alecio, 

No meu ponto de vista, fez o correto, enviando telegrama, porém precisa insistir no retorno do mesmo. E até mesmo enviar msg via watts.
Nessa situação, eu enviaria no mínimo 2 telegramas com AR no intervalo de 30 dias. 
Se ela não comparecer é abandono. 

Atenciosamente,
Cristina Lima Piccolo.
GABRIELE  DE OLIVEIRA

Gabriele de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 17:45

Olá Alecio. 

Concordo com a Cristina. Apenas complementando: tivemos uma situação igual a essa no final do ano passado. O departamento jurídico da empresa orientou que o correto seria pelo menos 2 cartas registradas e mensagem no WhatsApp. A empresa guarda essas informações para comprovar que realmente tentou convocar a funcionária para que fosse readmitida. 

Me parece que na verdade, a funcionária está querendo receber um valor em dinheiro, não quer ser readmitida. Mas a empresa está fazendo o correto que é recontratar. Provavelmente a funcionária vai entrar em contato com a empresa, já que tem interesse em receber. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.