x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 326

RESCISÃO POR ACORDO JUDICIAL NA LICENÇA MATERNIDADE

ANA CAROLINA

Ana Carolina

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 27 abril 2023 | 16:28

Boa tarde,


Uma funcionaria entrou na justiça e na ata da audiência pediram para encerrar o contrato dela no dia 31/03/2023, mas a funcionaria está de licença maternidade até dia 24/04/2023. Nesse caso me orientaram a está fazendo a alteração do retorno da licença para um dia antes do termino do contrato. Gostaria de saber se está certa informação, pois tenho receio de dar alguma divergência no Esocial. E se caso estiver certo, qual o código da causa do desligamento e do motivo , devo colocar quando eu for gerar essa rescisão? Me orientaram a colocar o código da causa 20 de rescisão indireta pelo empregado e o código de motivo NC0 por nulidade de contrato de trabalho declarada em decisão judicial. Sabem me dizer se está certo essas informações? 

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 27 abril 2023 | 16:37

No caso descrito, é importante verificar as orientações contidas na ata da audiência e nas decisões judiciais envolvidas no processo, para garantir que as medidas adotadas estejam em conformidade com o que foi determinado pelo juiz.

É importante que a rescisão do contrato seja feita em conformidade com a legislação e com as determinações judiciais envolvidas, para evitar possíveis problemas trabalhistas e previdenciários no futuro. Se houver dúvidas, é recomendável buscar orientação jurídica especializada.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 27 abril 2023 | 16:43

Essa situações são bem complicadas, tive uma situação em que foi pedido  na audiência para fazer a rescisão zerada. Foi pago um valor mas não na rescisão. As funcionárias pediram rescisão mas estavam errradas, a empresa estava certa, ai foi pedido para só dar baixa na carteira e rescisão zerada, mas consta em ata.

ANA CAROLINA

Ana Carolina

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 28 abril 2023 | 10:09

Bom dia,

É bastante complicado essa situação, fui conversar com o advogado e ele me passou a ata completa e lá está pedindo a TRCT (SJ/2), sem justa causa. De qualquer maneira vai gerar valores e com isso a GRRF, oq posso fazer para ela não gerar valores? Me indicaram lançar um evento com o desconto total da rescisão. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.