x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 208

Orientação processo de aposentadoria

Críssia Paula Tavares de Lima

Críssia Paula Tavares de Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 27 abril 2023 | 17:15

Prezados, boa tarde!
Estou começando na área de DP e gostaria de uma orientação dos colegas mais experientes.
Temos um funcionário que está em vias de se aposentar, ele completa 65 anos em julho.
Qual orientação eu devo passar a este colaborador?
Quais documentos a empresa deve apresentar para inicio na solicitação de aposentadoria? Eu devo passar estes documentos apenas quando completar idade, ou já posso adiantar para entrar com pedido.

Gostaria de passar tudo de forma bastante facilitada para ajuda-lo.

Muito obrigada.

 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sexta-Feira | 28 abril 2023 | 16:04

Atualmente o atendimento desse serviço é digital. O colaborador acessa o meuinss, solicita o benefício e anexa imagens dos documentos comprobatórios (identidade, endereço, certidão de casamento, CPF e comprovantes dos vínculos empregatícios (CTPS, principalmente). Depois é só acompanhar o andamento e eventuais exigências pelo Instituto.
O ideal, antes de iniciar o pedido, é emitir um extrato CNIS no mesmo aplicativo/site e verificar se há falhas de recolhimentos ou vínculos. Também, é possível que o colaborador simule a sua aposentadoria, onde terá opções de prazos e valores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.