x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 121

Chave conectividade e certificado digital

Nayara Weiler

Nayara Weiler

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 1 ano Quinta-Feira | 11 maio 2023 | 10:32

Olá, bom dia!
Fui dispensada sem justa causa em setembro/2022 e não saquei meu FGTS.
Entrei em contato com a caixa e me informaram que seria necessário gerar uma nova chave para realizar o saque.
A contabilidade da empresa respondeu que para emitir outra chave seria necessário renovar o certificado digital, o que geraria custo ao empregador.
Meu contrato foi encerrado na pessoa física do empregador para iniciar outro na pessoa jurídica, então tecnicamente continuo na mesma "empresa", apenas com contratos diferentes, portanto, quero evitar constrangimento ou qualquer contratempo por permanecer no mesmo ambiente de trabalho.

Minhas dúvidas são se essa informação procede e se o empregador pode se recusar a fornecer a chave, mesmo que tenha sido descuido meu não sacar no prazo.

Se puderem me ajudar, agradeço :)

Bárbara Santana

Bárbara Santana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 11 maio 2023 | 15:28

Nayara Weiler,

O empregador não pode se recusar a te fornecer a chave de saque, uma vez que é seu direito ter acesso ao FGTS.

Mas realmente, para ter acesso ao site da Caixa e gerar uma nova chave, é preciso ter o certificado digital. Porém a contabilidade consegue ter acesso, caso tenham feito uma procuração eletrônica.

Verifique com eles a possibilidade de terem efetuado essa procuração eletrônica ou converse com o seu empregador sobre isso, pois quase todas as empresas possuem certificado digital, sem ele os processos tornam-se um pouco mais complicados de serem executados, como é o caso para gerar a sua chave de saque do FGTS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.