x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 230

Patrão pode descontar do empregado um erro?

Micaela

Micaela

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 1 ano Segunda-Feira | 15 maio 2023 | 10:44

Fui contratada para o setor de Faturamento Fiscal, porém ainda sou leiga em alguns assuntos. Não fiz curso e também não sou formada na aréa.
Mais sou registrada como Assistente Administrativo.
A contabilidade enviou a informação de fazer a alteração de impostos ST em alguns produtos, porém eu não sei fazer. Entrei em contato com a contabilidade pedindo ajuda, eles disseram que não teria como ajudar, só o pessoal do sistema. Entrei em contato com o sistema e jogaram para a contabilidade, dizendo que não mechem . E ficou um jogando para o outro. Como não tive auxilio de ninguém tive que 'me virar', então fui atras na internet e tentei fazer as alterações. Resumindo alterei errado, e acabou gerando um imposto que a empresa teve que pagar. Mas agora a empresa quer descontar de mim, pode?
Queria só tirar essa dúvida.

Leandro Gonçalves

Leandro Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 15 maio 2023 | 13:51

A previsão para desconto existe, está no § 1º do art. 462 da CLT, mas não é assim tão simples, tem que ser previamente acordado (algum cláusula no contrato autorizando o desconto) e tem que ser comprovado a sua culpa, e visto que te largaram aí sem o conhecimento necessário acredito que nesse caso não possa haver desconto. Talvez possam alegar que se você não soubesse então não devia ter feito, vai ser a sua palavra contra a deles, é complicado...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.