x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 265

Declarar ação trabalhista no IRPF 2023

Jéssica

Jéssica

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 20 maio 2023 | 17:28

Colegas, gostaria de tirar uma dúvida com vocês sobre declarar uma ação trabalhista no IRPF. Tenho um caso em que a pessoa recebeu uma ação trabalhista em 2022 referente há anos trabalhados no passado. Essa pessoa recebeu um demonstrativo do acordo que informa o valor líquido recebido por ela e os descontos com os honorários dos advogados e perito contador. Tem nota fiscal dos honorários dos advogados e NF do pagamento ao contador. Mas, nesse demonstrativo não consta CNPJ da empresa que pagou a ação, por isso estou com dúvidas de onde informar e gostaria de uma ajuda de vocês.Nesse caso, devo declarar o valor líquido recebido como rendimento isento? As notas fiscais dos honorários do advogado e do contador informamos também nos pagamentos?Agradeço imensamente se alguém puder compartilhar sua experiência nesse tema comigo.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 22 maio 2023 | 11:19

Bom dia
É necessário separar o total de rendimentos tributáveis dos rendimentos isentos. O Valor dos honorários dos advogados poderá ser deduzido proporcionalmente dos rendimentos tributáveis. 
O video abaixo tirou todas as minhas duvidas quanto a essas questões. Sugiro que o assista que provavelmente conseguirá efetuar a declaração sem maiores problemas.
www.youtube.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.