x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 109

PERDCOMP WEB - PEDIDO DE RESTITUIÇÃO

IRENE ALMEIDA

Irene Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 23 maio 2023 | 16:55

Boa tarde!

Devido a uma falta de comunicação entre o departamento pessoal e fiscal, no mês de fevereiro foi transmitido os eventos do eSocial onde gerou o valores a pagar de DARF Previdenciário de R$ 143,22, foi gerada a guia e enviada para o cliente pagar. Porém, alguns dias depois, foi feito o Reinf dessa empresa, gerando um crédito de R$ 3.498,00. Além disso foi gerado outros créditos no mês de março e abril, em que ocorreu a mesma situação do mês de fevereiro.

Só tomei conhecimento sobre esse créditos recentemente quando fui conferir a situação fiscal do cliente.

Mas, meu questionamento é o seguinte: Meu cliente tem direito a pedir a restituição desses valores que pagou no DARF referente a retenção na nota serviço prestado? E como gero o relatório de crédito para saber quanto meu cliente tem direito a compensar/restituir?

Atenciosamente,

Irene Almeida
Departamento Pessoal
Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 24 maio 2023 | 11:11

Bom dia Irene,

Os pedidos de restituição demoram muito a serem analisados, sugiro realizar a compensação nos meses posteriores conforme o crédito disponível.

Você deverá montar uma planilha em relação ao crédito descrito acima, pois o e-CAC não gera nenhum relatório totalizador.

Inisira colunas com o valor original, a % selic do mês, o mês que irá utilizar X valor do crédito e o total com a dedução utilizada.

Fazemos assim com diversos clientes e o controle está em dia.

Abraços :)

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.