x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 164

data de pagamento

cristian melo ragazzon

Cristian Melo Ragazzon

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quarta-Feira | 24 maio 2023 | 15:48

Gurizada do bem, tudo bem ?
Então, estamos em um debate, e acho que a experiência de vocês vai me ajudar.. 
a situação é a seguinte.. hoje, os meus clientes em sua maioria, pagam os salários no 5° dia útil.. 
no sistema, esta informado que o pagamento é feito no último dia útil.. 
exemplo maio. Pagamento informado 30.05.. pagamento real 06.06.
Com isso, o IRRF de maio, esta sendo enviado na competência maio, que vence em junho.. 
a pergunta é a seguinte...

ao manter o sistema errado, quais tipos de leis, orientações, ou regras estamos desrespeitando ?
Pergunto, pois mesmo sendo uma prática errada.. com ela facilitamos a parte contábil. 
PReciso entender melhor os riscos desta prática. 
Saber que é errado eu sei, mas quero entender os reais riscos deste erro.

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 24 maio 2023 | 16:54

Boa tarde Cristian,

Fazendo isso, você está enfatizando que uma empresa que possuí o regime caixa (pagamento no 5º dia útil) está agindo como regime competência (pagamento dentro do próprio mês).

Vale lembrar que a mudança de regime só pode ser realizada em janeiro  e vale para o período de apuração do ano inteiro.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/
Flavia

Flavia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 25 maio 2023 | 11:46

Então Cristian, aqui no escritório também procedemos dessa forma, estou com a mesma dúvida, gostaria de saber se teremos problema com isso e se tivermos que mudar se realmente temos que esperar jan/24 ou se podemos mudar agora.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.