x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 229

Trabalho na gravidez (25 semanas)

yanina solange ahmad

Yanina Solange Ahmad

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Cozinha
há 1 ano Sábado | 3 junho 2023 | 23:26

Ola!! Como estao??
meu nome e Yanina, sou argentina, ja faz 4 anos que moro em brasil...
eu queria fazer uma consulta por um problema que tenho no trabalho!!
Acontece q somos 3 trabalhando, um chefe e 2 auxiliares de cozinha! Eu de tarde e uma menina de amanhã (O chefe de cozinha e a outra auxiliar sao amigos do dono)
Mas só eu limpo tudo! Ninguém faz nada... E sim eu não limpo falan para mim limpar!
Agora estou grávida, e muito trabalho a cozinha e grande! E não tenho ajuda!
Já falei com o chefe e dono... Mas eles são amigos e só falam q meu trabalho e de auxiliar e tenho q limpar! Eu sei isso... E não e problema limpar.. o problema e fazer tudo sozinha
Até tenho que limpar coisas q deixa suja a auxiliar da manhã
Já me dieron varios atestados por dores de barriga e nervo ciatico, e não posso fazer muita força! Mas achou q ele querem q pida a demissão
Tenho que limpar extrator de ar, mover forno, fogão, microondas, paredes, e sempre falam q e trabalho de tudos mas e mentira porque sim eu não limpo a cozinha ficaria suja... Sábados e só para limpeza e ninguém ajuda! O chefe de cozinha fica bebendo café e fazendo nada!
E assim? Estou errada em quer ajuda? Eles podem ter esse poder e exigência para que faça tudo mesmo estando grávida?
Ou posso fazer alguma coisa?? Eu quero trabalhar... Mas fazer meu trabalho tranquila!

E uma coisa mais.... meu data de parto e 13 de septembro! posso pedir a licença com 32 semanas? e mais o menos para 19 de Julho! ou 28° dias antes e 16 de agosto!! isso nao comprendo muito bem!!! 
E de muito ajuda seus respostas!!!! 
Obrigada!!! 

Guilherme Rapozo

Guilherme Rapozo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 5 junho 2023 | 09:41

Bom dia, Yanina. 

Você trabalha com a CLT assinada? 

Eu como profissional de RH entendo que se existem 2 pessoas para o exercício da função, nenhum deve se sentir sobrecarregado, ainda mais você estando grávida. 

A respeito da licença maternidade, o mesmo pode ser solicitado a partir do 8º mês da gestação ou a 28 dias da data presumida do parto.



yanina solange ahmad

Yanina Solange Ahmad

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Cozinha
há 1 ano Segunda-Feira | 5 junho 2023 | 13:29

Boa tarde Guilherme!! 
Somos 2 trabalhando, o cocinero e eu... so que o cocinero nao faz nada, so prepara as carnes e eu faço tudo o demais (lavar as coisas da cozinha e clientes, preparo e monto os pratos, tamben faço as batatas fritas, organiço e limpo tudo para o fechamento) e os sabados, dia de limpeça, ele nao faz nada, fica sentado! agora comece a tirar fotos dele!! eu sozinha nao posso fazer tudo mas e amigo do dono e ja nao sei como falar! ate falei que coloquem cameras de segurança para que olhen tudo mas nao faz nada ninguem!! Nao posso pedir a demissao, eu quero trabalhar!! 

yanina solange ahmad

Yanina Solange Ahmad

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Cozinha
há 1 ano Quarta-Feira | 7 junho 2023 | 14:27

Ola!! 
Sim, desculpa! 
Estou com cartera desde Janeiro e trabalhando desde Outubro 2022! 
só somos 2 na cocinha de tarde... a unica auxiliar sou eu e tenho que limpar tudo! Mas tamben tenho que cocinar porque alguns dias o cocinero nao va! tenho que montar os pratos! sao muitas coisas! e é um bar dentro de um complexo esportivo todos os dias tem evento, ja estou de 26 semanas, com sobrepeso, e imposivel seguir! mas nao sei que fazer, nao posso perder o trabalho 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.