x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 427

PISO SALARIAL CBO 724110

Gabriela Gomes

Gabriela Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 08:41

ola
Quero saber se o piso desta categoria aumentou
Como faço para consultar?

CBO 724110 - ENCANADOR

Sindicato é o SINDASSEIO: 87.078.325/0001-75 – CÓDIGO SINDICAL: 002.531.01286-3

Sei que é dentro do MTE MEDIADOR
Mais qual campo consulto?


Viviane Farias

Viviane Farias

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 09:05

Gabriela,

Eu sou de Santa Catarina, aqui o encanador enquadra-se no sindicato da construção civil. Acessei as convenções e em nenhuma achei a descrição de encanador. Vou deixar o Link aqui para vc ver as convenções:  MTE Convenções Ai você preenche o CNPJ e depois na opção: "Vigência" preencher com "Vigentes" e clica em "Pesquisar".
Aparece as convenções do sindicato. Ai você clica em: Visualizar Instrumento
Também vou deixar a única opção que acho que poderia enquadrar pela descrição, porém CBO não se enquadra: Função: Auxiliar de manutenção predial, servente de conservação predial CBO: 5143 R$ 1.431,04.
Não tem a possibilidade de ser outro sindicato? Ou se você ligar no sindicato, quem sabe eles possam te orientar melhor.

> Viviane Farias < 
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". Esopo
Viviane Farias

Viviane Farias

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 14:46

Gabriela,
Para você saber qual sindicato enquadrar, existe duas formas: Pela atividade da empresa, que é mais comum ou pela função do empregado.  Abaixo tem um site para você ler certinho.
Enquadramento sindical - Como descobrir o sindicato da sua categoria (salario.com.br)
Digamos que você localizou pelo CNAE da empresa: Construção Civil. Você pode procurar no google "sindicato da construção civil" Ele vai mostrar para você algumas opções, geralmente os sindicatos tem site e  já com a convenção coletiva de trabalho (CCT). Na convenção coletiva tem a abrangência territorial, ai você vê se sua cidade está dentro da abrangência, ai vem a parte dos salários, que pode ser como esse sindicato que vc colocou o CNPJ ele descreve varias funções, ou pode ser como o do nosso sindicato aqui. Ele fala Profissionais X valor, Serventes Y Valor.... Etc...
Caso o sindicato não tenha site, sugiro que ligue para pedir a informação.

> Viviane Farias < 
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". Esopo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.