x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.658

GIL RAT AJUSTADO 1141-1

Raiza dos Santos

Raiza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 09:50

Bom dia pessoal, tudo bem? Estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês na elaboração do INSS desse mês verifiquei que puxou o 1141-1 ADICIONAL GILRAT no valor de 190,50 porem eu não consigo identificar o porque, alguém sabe aonde eu conseguiria ver ? Única alteração que tivemos de um período para o outro seria um retorno de afastado, recebimento de periculosidade e 1 admissão sem risco, estaria envolvido a um desses eventos? No relatório do sistema não consigo localizar o que esteja incidindo.

Viviane Farias

Viviane Farias

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 10:34

Raiza,

O valor do GILRAT é por meio da aplicação da Alíquota RAT ajustada, que consiste entre a alíquota RAT e o FAP - Fator Acidentário de Prevenção, incidindo sobre a totalidade das remunerações pagas aos segurados empregados e trabalhadores avulsos por cada empresa ou órgão público. Fonte1
A alíquota RAT varia entre 1%, 2% ou 3%, de acordo com a atividade econômica preponderante da empresa, conforme o CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
O FAP é um índice que varia entre 0,5 e 2,0, de acordo com o desempenho da empresa em relação à sua respectiva atividade no que diz respeito aos acidentes de trabalho ocorridos. Fonte 2
Para exemplificar, suponha que uma empresa tenha uma alíquota RAT de 2% e um FAP de 0,8. Então, a alíquota RAT ajustada será:
Alíquota RAT ajustada = alíquota RAT x FAP
Alíquota RAT ajustada = 2% x 0,8
Alíquota RAT ajustada = 1,6%
Se a empresa pagou R$ 100.000,00 de remunerações aos seus empregados e trabalhadores avulsos em um determinado mês, o valor do GILRAT será:
GILRAT = alíquota RAT ajustada x remunerações
GILRAT = 1,6% x R$ 100.000,00
GILRAT = R$ 1.600,00
Espero ter esclarecido o seu questionamento.

> Viviane Farias < 
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". Esopo
Raiza dos Santos

Raiza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 10:57

Bom dia, obrigada pelas informações porem não me ajudou muito o RAT normal eu entendo a sua composição porem na minha guia esta contando o GILRAT AJUSTADO alíquota 1,5% mais um ADICIONAL GILRAT cod 1141-1, esse adicional que eu desconheço sua origem ele não consta nem em meus relatórios para conferencia apenas no e-social e e-cac. Gostaria de entende o que compõem esse adicional, se alguma das ocorrências que citei causam algum impacto.

DAVISON SOUZA

Davison Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 11:21

Bom dia 

Depois dá uma verificada manualmente no valor desta admissão sem risco e verifica se há algum cadastro de processo ou algo do tipo, pois o código 1141 é para suspensão do encargo e geralmente está relacionado a processos. Provavelmente o valor da admissão sem risco está sendo puxado separado do Gilrat ajustado.

Como eu faria:
1 - Apuraria manualmente todos os encargos;
2 - Calcularia o Gilrat apenas sobre a admissão sem risco e sobre os demais da folha;
3 - Verificaria se há algum cadastro de processo na rubrica da admissão sem risco (se tiver, já mata a charada na hora).

Espero ter ajudado! (Se der certo, poderia me dá um feedback a respeito?)

Raiza dos Santos

Raiza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 11:23

Pessoal caso alguém esteja com a mesma duvida segue abaixo para conhecimento :
Consegui identificar, por erro fizeram uma atualização no cadastro do colaborador colocaram ele exposto a agente nocivos com aposentadoria especial, estava puxando adicional de 12% sobre o salario de contribuição, consegui olhar pelo detalhamento da guia no portal do e-social. Cadastro corrigido folha reenviada e correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.