x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.458

Esocial IRRF Codigo 0588 e 0561

Rarissa Beatriz Pinheiro Fernandes Duarte

Rarissa Beatriz Pinheiro Fernandes Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 14 junho 2023 | 10:22

Bom dia! Neste mês estou entregando Esocial 05/2023, tenho eventos de indivíduos com vinculo empregatício e sem vínculo empregatício. Ocorre que está sendo gerado pelo esocial a guia com todos os valores de IRRF no código 0561 sendo que o correto seria ter os valores das pessoas sem vínculo empregatício 0588. O responsável pelo TI da empresa me disse que no esocial haverá apuração somente pelo código 0561, e eu nao fiquei confortável com esta solução. Alguém sabe se procede a exclusão da apuração do código 0588 na apuração do esocial? obrigada

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 14 junho 2023 | 11:55

Bom dia!
Tenho empresas com pró-labore/funcionários e autônomos (RPA), na apuração ele separou o IR no 0561 e 0588 respectivamente.
Verifique se a "categoria" informada no eSocial está correta, geralmente é a 701 - autônomos em geral.

WALTER VERONA

Walter Verona

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 48 semanas Quarta-Feira | 16 agosto 2023 | 10:28

Bom dia! Rarissa, você conseguiu resolver estou com o mesmo problema no mês 07/2023, tenho eventos de indivíduos com vinculo empregatício e sem vínculo empregatício. Ocorre que está sendo gerado pelo esocial a guia com todos os valores de IRRF no código 0561 sendo que o correto seria ter os valores das pessoas sem vínculo empregatício 0588. O responsável pelo TI da empresa me disse que no esocial haverá apuração somente pelo código 0561, e eu nao fiquei confortável com esta solução. Alguém sabe se procede a exclusão da apuração do código

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.