x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 418

registro de ponto de trabalho externo

Gustavo Alberto haas

Gustavo Alberto Haas

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Eletrônica
há 1 ano Quarta-Feira | 21 junho 2023 | 19:38

Boa noite amigos. Sou novo por aqui. Tenho uma dúvida. Entrei em uma empresa matriz em São Paulo. Mais vou trabalhar na minha região em outro estado pela empresa. E na minha região não tem espaço físico da empresa. Meu horário seria das 8 da manhã até às 18 horas.
A empresa quer que eu registre meu ponto quando eu chegar no cliente. E se o cliente é longe da minha casa teria que sair mais cedo da minha casa e chegar no cliente e bater meu ponto as 8 horas.  E se eu sair do último cliente antes das 18 horas tenho que bater na saída do cliente. Penso que esse procedimento está errado. Minha duvida a empresa está fazendo errado? 
Eu não teria que registrar o ponto na saída da minha casa sendo que a empresa não tem espaço físico?

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 22 junho 2023 | 17:52

Olá, 
O registro de ponto é uma obrigatoriedade prevista na legislação trabalhista brasileira e tem como objetivo controlar a jornada de trabalho dos empregados. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que o empregador é responsável pelo controle da jornada e deve adotar sistemas de registro de ponto para seus funcionários.

Porém de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), estão dispensados do controle de ponto:
I – os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados;    

No entanto, vale ressaltar que as regras sobre o registro de ponto podem variar de acordo com os acordos coletivos, convenções sindicais ou regulamentações específicas da sua categoria profissional. 
O ideal seria consultar o RH da empresa, sindicato ou algum advogado trabalhista para poder te auxiliar de forma personalizada. 

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.