x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.238

Preenchimento GFIP por Acidente de Trabalho

Antonio Felix da Silva Junior

Antonio Felix da Silva Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 16:29

Boa tarde Senhores,

Eu terei que retificar alguns meses (de Dezembro de 2022 em diante) da GFIP para emitir Complementar do FGTS referente ao Acidente de Trabalho após idas e vindas de recursos entre a empresa e funcionário.

Estou em dificuldade de preenchimento, segui o manual da SEFIP e o programa está calculando além da guia do FGTS Complementar o INSS no período afastado por acidente de trabalho.

Ou por ser substituída pelo o e-social eu ignoro as informações referente a guia do INSS e simplesmente emito a guia do FGTS..?

Alguém pode me orientar a respeito..?

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 16:24

Boa tarde Antonio,

Simplismente ignore as informações referente ao INSS e emita apenas as guias do FGTS através da SEFIP.

Abraços.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/
ALDAIR JR

Aldair Jr

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 16:37

Boa tarde Antonio Felix,

O caso de sair o valor do INSS não é só pelo fato de ignorar, você deve colocar o Codigo de afastamento por acidente de trabalho, logo então sairá somente o FGTS a pagar e não estará aparecendo INSS.

Espero ter ajudado.

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 17:15

Antonio Felix da Silva Junior,

Dentro do SEFIP.
Na aba de Movimento
O Trabalhador do Acidente de trabalho deve estar alocado linha - Recolhimento ao FGTS e Previdência.
Os demais trabalhadores devem estar alocados em 9 - Confirmação Informações Anteriores - ...
No Trabalhador do Acidente de trabalho deve ter a movimentação O1 - Afastamento terporário .. superior  a 15 dias.
Na Aba de informações de Movimentação deve haver a Remunerações "Sem 13º Salário"
Em Base de cálculo da Previdencia Social: O Valor zerado

Desta forma não gera gruia de GPS, se bem que a previdência não esta mais considerando esta guia.
* Não esquecer que por ser competência 12, ele deve ter alguma coisa de 13º, então é bom dar uma olhada no recolhimento da época e somar na hora de fazer a diferença,

Baixe o Manual Sefip.

Verifique se não se encaixa em codigo da guia de recolhimento 650 ou 660. (Página 55).
Procure por "acidente de trabalho", no manual, você vai encontrar como lançar os dias trabalhados antes do acidente, os primeiros 15 dias (sem INSS) e o restante do periodo de afastamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.