Adelita
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal parece óbvio, até boba mas na prática um cálculo me confunde muito.
Um funcionário faltou o mês inteiro da entender que não vai receber nada, Mas na prática como a gente faz , digamos que faltou o mês de junho, com uma jornada de segunda a sexta, 200 horas mensais ele faltou 22 dias, ai tem os finais de semana.
Com um salário de R$ 1.000,00
1.000,00/30 *22 Faltas: R$ 733,33
DSR se desconta da semana seguinte então no mês de junho são 3 DSR (não considerando Corpus Christi) = 3* 33,33 (1000/30) = R$ 99,99;
Se a gente faz como tem que ser não zera a folha.
Aí alguns colegas falam lança 30 dias de uma vez mas é correto isso? Porque se for pensar o DSR é da semana seguinte , ele só perderia o DSR do mês de junho se tivesse faltado na ultima semana de maio. Eu nao possso estar tão louca assim rs.
Aí fui pesquisar se o correto era fazer por dia ou por horas o desconto, aí entendi que não existe uma forma de se fazer o desconto. O ideal é adotar o modelo mais benéfico ao trabalhador. Mas simulei os descontos por hora e ficaram assim:
Mesmos dados:
Salário 1.000,00
Traballha de segunda a sexta 8h diárias
Jornada de 200h
22 úteis de faltas *8 horas: 176 horas de falta.
176 horas de falta x R$ 5,00 ( 1000/5) = R$ 880,00
DSR: São 3, então 3 x 8 horas = 24* 5,00 = 120,00
Aí nesse caso fazendo por hora zerou a folha, mas não quer dizer que sempre vai zerar fiz um teste em julho e não zerou , fica um saldo de R$ 40,00. Mas adotando o cálculo por hora me parece o mais justo mas não é o mais benéfico ao trabalhador.
Também tenho uma caso de um funcionário que faltou metade do mês, da entender só vai receber metade do salário, do mês jeito não é bem assim, o DSR é da semana seguinte a gente lança as faltas e desconta os DSR. Também me falaram lança os 15 dias de faltas corridos mas não acho o correto.
E entendo a maneira justa correta de fazer da impacto em funcionários que faltam só um dia por exemplo, porque se desconto por dia , no exemplo acima da R$ 33,33 de desconto se faço por hora da R$ 40,00 de desconto.
Se alguém puder exemplificar agradeço.