x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 290

calculo de ferias

MARCIA GERONIMO

Marcia Geronimo

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 1 ano Sexta-Feira | 14 julho 2023 | 14:27

OLA BOA TARDE
ESTOU COM DUVIDA REF CALCULOS DAS MINHAS FERIAS
 VENDI 10 DIAS  
MAS A EMPRESA FEZ CALCULO COMO EU ESTIVESSE TIRANDO FERIAS DE 20 DIAS
FERIAS 20,00 DIAS
1/3 FERIAS 
ABONO PECUNIARIO 
1/3 ABONO DE  FERIAS
A EMPRESA TEM QUE PAGAR REF 20 DIAS DE FERIAS OU 30 DIAS DE FERIAS?
FIQUEI CONFUSA
GRATA

Joice Aparecida Cattafesta

Joice Aparecida Cattafesta

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 julho 2023 | 15:13

Boa tarde Márcia
A empresa paga 20 dias de férias + 10 dias de abono pecuniário que são referente aos dias que você vendeu, ambos acrescidos de 1/3. No retorno das férias, no seu contracheque mensal, vc receberá os dias trabalhados, incluindo os que você vendeu. 

Exemplo:
Vamos supor que para um salário de R$1.000,00
Férias 20 dias - R$666,67
1/3 sobre férias - R$222,22
Abono pecuniário 10 dias - R$333,33
1/3 sobre abono pecuniário - R$111,11
Dias trabalhados referente ao abono pecuniário que receberá no contracheque mensal R$ 333,33

Gabrielli Fernandes

Gabrielli Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Marketing
há 27 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 14:12

A remuneração das férias deverá se dar pela integralidade dos 30 dias de férias de direito (ainda que haja conversão de parte delas), a ser acrescida de 1/3 (vide Art. 7º XVII da Constituição Federal) , e o pagamento do abono pela remuneração de forma simples dos dias trabalhados (vide Art.143 da CLT) , sendo o pagamento de ambos (Férias + Abono Pecuniário) realizados em até 2 dias antes do início do período de férias, conforme previsto no Art. 145, não podendo assim, nenhum desses valores serem pagos posteriormente. É importante salientar que o Abono Pecuniário (vide Art.143 da CLT) não integra o salário (vide Art. 144 da CLT), possui caráter indenizatório pelo fato de estar trabalhando no período que era de descanso. 

Se você recebe 3.000,00 os valores a receber seriam:
Salário de Férias Previsto por Lei: R$ 3.000,00
1/3 Constitucional ( previsto no  Art. 7º XVII da Constituição Federal) : R$ 1.000,00
Abono Pecuniário: R$ 1.000,00
1/3 Abono Pecuniário: R$ 333,33

Pagamento proporcional, só é realizado quando se tira férias proporcionais, o que não foi seu caso.
Hugo e Joice fizeram a base de cálculo equivocada que muitas empresas realizam, entrei em contato com um advogado sobre esse caso, pois isso aconteceu com meu colega de mesmo cargo que o meu. E o advogado trabalhista informou que se você tem direito a 30 dias de férias, não possui mais de 5 faltas injustificadas, seu salário de férias deve se manter o valor TOTAL que você recebe mensalmente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.