x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 158

Cálculo de Pensão na Folha

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 21 julho 2023 | 15:40

Pessoal, tudo bem?

Sempre tive a curiosidade de saber como funciona o cálculo de pensão na Folha de Pagamento e como conferir.

Infelizmente ainda não encontrei muita coisa sobre isso na Lei e não tenho fontes confiáveis.

Vocês podem me dar um norte de como que faz esse cálculo? Qual o embasamento e as fórmulas?

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 21 julho 2023 | 16:54

Anne Sousa, boa tarde.

Colega, não tem muito mistério nem segredo.

O valor a ser descontado de pensão vem no acordo judicial ou extrajudicial realizado, não é você quem vai definir. Lá vai determinar de que forma deve ser feito esse desconto. Algumas que já vi:

- desconto de x salários mínimos, ou um % dele.
- desconto de valor fixo de x.
- desconto de um % do valor líquido depois dos descontos de IR e INSS.

E assim vai. Ai o que você vai fazer é, para cada situação, criar uma rubrica dentro do sistema para realizar aquele desconto de acordo com o que foi determinado. Simples assim.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.