x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 130

Discriminação no processo seletivo por não ter filhos e não ser casada.

Maitê Pallenze

Maitê Pallenze

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 21 julho 2023 | 19:26

Olá, pessoal do fórum !Sou estudante de administração no período correto e tenho outras qualidades que considero relevantes. Tenho sido convocada para inúmeras entrevistas de emprego em escritórios de contabilidade e administração. No entanto, tenho enfrentado dificuldade na segunda fase do processo seletivo. Sempre me preparo cuidadosamente quanto ao que vou falar e à minha vestimenta, seguindo os padrões organizacionais. No entanto, tenho sido questionada sobre assuntos pessoais que acabam reprovando o meu desempenho. As perguntas costumam ser do tipo: "Você é casada/namora?"; "Com quem você mora?"; "Você tem filhos?"; "Você possui experiência?". Minhas respostas são sempre as mesmas, explicando que não possuo tais compromissos e ainda estou no início da minha formação acadêmica.O RH agradece pelo interesse, diz que manterá meu currículo no banco de dados e encerra o processo. Isso acaba sendo frustrante, já que não minto nada no currículo e possuo comprovação documental de tudo o que é mencionado. Se eu soubesse que não ter filhos, não ser casada, não possuir cinco anos de experiência e morar com meus pais seria um fator limitante, eu teria utilizado melhor o tempo que dediquei ao estudo do Excel e buscado um relacionamento mais cedo, teria entrado no mercado de trabalho aos 14 anos, casado aos 15 anos e tido filhos aos 16 anos, para que aos 18 anos eu estivesse mais alinhada ao que os recrutadores procuram para assumir um estágio. Penso em gravar os áudios das entrevistas e apresentar para o advogado trabalhista. Agradeço qualquer dica e orientação que vocês possam fornecer para que eu possa superar essa dificuldade nas entrevistas e garantir um estágio na minha área. 

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Segunda-Feira | 24 julho 2023 | 10:57

Olá Maitê,
Você julga que estes "requisitos" estão te reprovando e podem não ser, podem ser diversos outros requisitos. Modo de falar, agir, falta de compatibilidade com o perfil da vaga e da empresa...
De nada adiantará gravar um áudio e levar um advogado trabalhista, quando na verdade você não tem como provar que efetivamente esse é o motivo do reprovamento. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.